EDUCAÇÃO é ajudar a crescer. Educar é promover o crescimento pessoal, alimentar intelectualmente, transmitir segurança e apoio, dar de si, construir no outro a autonomia necessária para pensar livremente.
Antes de mais semear o social no individual, tendo em consideração que esta tarefa socializadora não pode ser entendida do ponto de vista da 'mesmecidade'. Não é criar um outro igual, mas permitir a convivência com identidade, a afirmação individual no todo.
Quero com isto dizer que a tarefa de educar não é um imposição previamente estudada e entendida como verdadeira, mas um caminho traçado em conjunto pelo social e pelo individual com vista na construção se um ser único, livre e responsável.
É neste contexto que entendo o papel do professor no Desenvolvimento Moral e Ético (Tema de Memória Final).
Mas de que forma?
Sem dúvida, é necessário uma ‘metodologia’ de relação professor-aluno, uma ‘metodologia’ diária de questionamento e reflexão.
Mas como?
Como desenvolver a questão da moralidade sem cair na imposição? Como encaminhar para o pensamento Livre? Como desenvolver no aluno a reflexão autónoma sobre a sua/nossa condição? Como fazê-lo na prática? Que estratégias? Que actividades?
Entendo como necessário o debate temático, questões dilemáticas, partilha de experiências… o livro… Mas como abordar?
Numa altura em que pensei ter trilhado caminho, deparo-me com a incerteza… Será demasiado abstracto? Será demasiado para mim?
Sinto um enorme rodopio de ideias na minha cabeça que afluem sem se organizarem.
Neste sentido PEÇO A AJUDA DE TODOS… Sugestões, experiências, opiniões sobre a temática…
Beberei tudo com o maior respeito e agradecimento, num processo de crescimento que desejo partilhar com todos vocês.
Um sorriso,
Inês Martins