Didáctic@ da Língua em Rede - Ensino Básico 1º Ciclo

sábado, novembro 25, 2006

Processo de Bolonha


Os educadores de infância podem vir a receber a mesma formação que os professores do 1.º ciclo do ensino básico, assim como estes poderão vir a ter o mesmo curso que os do 2.º ciclo. Em declarações à Rádio Renascença, o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, confirmou que o Ministério da Educação vai alterar as regras para a habilitação à docência e apresentá-las às universidades e politécnicos que formam estes profissionais. Valter Lemos confirmou a notícia avançada hoje pelo PÚBLICO, afirmando que os professores vão ter de tirar o mestrado para dar aulas, de acordo com as novas regras do ImageProcesso de Bolonha.

Fátima Ferreira

Mais uma vez… a TLEBS

A TLEBS (Terminologia Linguística para os Ensinos Básicos e Secundário) é hoje, (24/11) alvo de reflexão no Jornal Público por parte do cronista Eduardo Prado Coelho. Sei que as suas crónicas são pautadas sempre por uma boa dose de inconformismo. Tal forma de estar, afigura-se como positiva pois possibilita-nos ver as questões numa perspectiva diferente. No entanto sou do parecer que tanta irreverência só pode ter um resultado: o ridículo. Trata-se de confundir conceitos, citar o inexistente com o fogo da sua habitual mania da perseguição política. Só não sei quem o persegue… talvez a sua sombra, um pouco semelhante ao aventureiro Lucky Lucky!

Vejam a notícia e comentem!

Um abraço e um Excelente fim-de-semana!
Noel Gonçalves

quinta-feira, novembro 23, 2006

Um Amigo...


Ajuda-te
Valoriza-te
Respeita-te
Acredita em ti
Nunca te goza
Compreende-te
Nunca se ri de ti
Aceita-te como és
Eleva o teu espírito
Caminha a teu lado
Perdoa os teus erros
Admira-te no teu todo
Acalma os teus medos
Oferece-te o seu apoio
Ajuda-te a "levantares-te"
Diz coisas lindas sobre ti
Ama-te por aquilo que és
Explica-te o que não entendes
Diz-te tudo sobre o teu coração
Entrega-se-te incondicionalmente
Diz-te a verdade, quando precisas ouvi-la
Grita-te, se necessário quando não queres "ver" a realidade.

Anónimo

E para ti o que é um amigo?

Dalila Gomes

Estatuto da carreira avança hoje e dá prioridade à avaliação de professores.

Está pronto e avança de imediato: o novo Estatuto da Carreira Docente (ECD) é hoje aprovado em Conselho de Ministros. Cumpridos os prazos legais de negociação com os sindicatos, o Ministério da Educação impõe o documento mais contestado de sempre pelos professores. E dá prioridade à avaliação, criando, por despacho, o Conselho Científico para Avaliação dos Professores.

Para ler a notícia completa vejam o Diário de Notícias de 2006/11/23.

Cordiais Saudações,
Noel Gonçalves

quarta-feira, novembro 22, 2006

A aprendizagem de uma criança cega


Para a criança com dificuldades visuais não existem barreiras para alcançar o que é propostos pelos educadores. A diferença é dada pelo tipo de recursos e a metodologia que é utilizada por estes. Não ter a possibilidade de ver não é um impedimento para poder estabelecer relações com as pessoas e objectos que nos rodeiam.
Não será possível para as nossas crianças cegas recolherem informação espontânea, acidental e não intencional do mundo que as rodeia. Terá que ser um adulto que deverá proporcionar informação e ajudar a recolhê-la e interpretá-la. É analítica e necessita de tempo para chegar à globalização e à generalização. Esta percepção analítica faz com que o ritmo de aprendizagem da criança cega seja mais lento. A falta de visão provoca a ausência de um modelo visual para imitar. Muitas das aprendizagens de jogos, comportamentos, técnicas para realizar trabalhos aprendem-se por imitação do contexto cultural que rodeia a criança. Ao faltar a visão esta imitação não se dá.
Gostaríamos que partilhassem algumas sugestões para conseguir um estreito vínculo com a criança cega e permitir que se desenvolva como qualquer outra criança.

Um abraço
Gestores do Blog

Aviso

Agradecíamos aos nossos estimados colegas que quando quiserem postar um novo texto ou tema, o façam enviando para a caixa de Email do Blog: gestaodoblog@hotmail.com , pois foi para isso que foi criada. Caso se trate de um comentário, poderá fazê-lo directamente no Blog.
Obrigado e continuem a participar!
Os Gestores do Blog

Debate sobre o Texto Poético

COLEGAS: Novamente relembro, aliás como já o fiz, que o debate acerca da pertinência da introdução do texto poético no 1º ciclo continua aberto, nos arquivos do dia 05 de Novembro. Com muita pena minha, continuamos a ser os mesmos a partilhar ideias. Gostava que partilhassem as vossas! Elas poder-nos-ão ser também úteis para que a apresentação do trabalho de linguística se processe de forma distinta.
OBRIGADO!
JOANA FIGUEIREDO

terça-feira, novembro 21, 2006

Matemática é prioridade na formação contínua dos Professores do 1ºCiclo



Nas provas de aferição do 4º ano de escolaridade, apenas 50% dos alunos obtém a classificação máxima no item números e cálculo. Com o objectivo de inverter esta situação, foi definida como prioridade, pelo Ministério da Educação, a melhoria das condições de ensino da Matemática e a valorização das competências dos professores nesta área.

Neste contexto e no intuito de contribuir para aprofundar o conhecimento matemático e didáctico dos professores do 1º ciclo, bem como para criar uma atitude positiva em relação a esta disciplina que tenha impacto no desenvolvimento de dinâmicas de trabalho que conduzam a um sucesso na aprendizagem, a Porto Editora publicou o livro “Desenvolvimento de competências matemáticas com recursos lúdicos-manipulativos”.

Este livro é um excelente instrumento de trabalho para o dia-a-dia em contexto de sala de aula e destina-se a crianças dos 6 aos 12 anos. Ele pretende dar uma perspectiva diferente do processo de ensino-aprendizagem da Matemática e apresenta uma série de recursos lúdico-manipulativos que vão de encontro à necessidade das crianças aprenderem esta disciplina através da manipulação, da acção sobre os objectos e dos jogos.

Catarina Miranda


Os livros



Os livros. A sua cálida,
terna, serena pele. Amorosa
companhia. Dispostos sempre
a partilhar o sol
das suas águas. Tão dóceis,
tão calados, tão leais.
Tão luminosos na sua
branca e vegetal e cerrada
melancolia. Amados
como nenhuns outros companheiros
da alma. Tão musicais
no fluvial e transbordante
ardor de cada dia.

Eugénio de Andrade

Os livros são os meus melhores amigos!

Andreia Costa

Os direitos da infância

Fez ontem 17 anos que a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Convenção sobre os Direitos da Criança, depois de dez anos de intenso trabalho.
A Convenção tem um Preâmbulo e cinquenta e quatro artigos.
Muitos, não é verdade? Sim, e todos muito interessantes.
As pessoas que redigiram esta Convenção eram peritos em Direito capazes de elaborarem leis e acordos entre países.
Cada um deles representava o governo do seu país, e o seu propósito era assegurar o bem-estar e o desenvolvimento de todas as crianças no mundo.
Como poderão imaginar, este trabalho foi bastante difícil, porque nem todos os países têm os mesmos costumes nem as mesmas ideias com respeito à forma como deve ser uma família e como devem ser tratadas as crianças.
Contudo, conseguiram chegar a acordo em muitos pontos. Os direitos estabelecidos de todos os países partem do princípio de que as crianças são pessoas que fazem parte da sociedade: que têm direito à vida e a crescer num meio adequado e que têm opiniões e sentimentos próprios que devem ser respeitados por todos.
Nesta Convenção trataram-se alguns temas que em nenhuma outra reunião se haviam tratado, como por exemplo:
- as necessidade das crianças refugiadas por causa das guerras;
- a situação das crianças que cometem delitos;
- a necessidade de proteger as crianças do uso, compra e venda de drogas.

Agora contribuam com ideias que se possam fazer neste dia especial, que deve ser festejado não só no dia 3 de Outubro, mas também lembrado e trabalhado nos outros dias.

Os Gestores do Blog.

segunda-feira, novembro 20, 2006

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA


Dia 1 de Dezembro, além de ser o dia da Restauração da Independência Nacional, é também o dia Mundial da Luta Contra a SIDA. Tratar este tema com crianças do 1º ciclo torna-se muitas vezes uma tarefa difícil. Mas, apesar disso, pensamos ser necessário trabalhá-lo para fomentar desde a mais tenra idade a prevenção. Gostávamos então de desafiar a turma a partilhar algumas sugestões de actividades a desenvolver sobre este dia, para que os alunos consigam adquirir conceitos básicos e importantes que todos deveremos conhecer relativamente a este grave problema – vírus do HIV.

Esperamos as vossas sugestões!

Obrigada!
Gestores do Blog

Mudança de gestores do Blog

Eis que decorreu mais uma semana e, como é hábito, a gestão fica ao encargo de um outro grupo (de 20/11 a 26/11).

Continuem a postar textos e, mais importante ainda, opinem, façam comentários e troquem ideias pois são estes os pressupostos de um Blog …

Os novos gestores: Fátima Patrícia Oliveira, Sara Correia, Sérgio Sousa e Vera Rodrigues.

Mudança de gestão do blog

Chegou ao fim a nossa semana de gestão do blog. O que ao princípio parecia complicado afinal tornou-se numa experiência interessante.
Obrigado a todos os que colaboraram connosco!!!
As gestoras do blog: Ana Couto, Andreia Costa, Isabel Camilo, Leonor Lopes e Vânia Matos.

domingo, novembro 19, 2006

A Expressão Dramática no 1º Ciclo

Tal como foi dito nas aulas, é importante lançar os temas dos trabalhos antes das apresentações. Neste sentido, gostaríamos que partilhassem opiniões e sugestões sobre o tema: “A Expressão Dramática no 1º Ciclo”. É uma área muito interessante, para abordar na sala de aula, articulando também conteúdos de língua portuguesa.
Porém, muitas vezes os professores não se dão conta o quanto é fundamental para a aprendizagem da criança e na formação da personalidade, potenciando aspectos fundamentais na vida do indivíduo. Gestoras do blog

Tema de Memória Final - Moral e Ética

EDUCAÇÃO é ajudar a crescer. Educar é promover o crescimento pessoal, alimentar intelectualmente, transmitir segurança e apoio, dar de si, construir no outro a autonomia necessária para pensar livremente.
Antes de mais semear o social no individual, tendo em consideração que esta tarefa socializadora não pode ser entendida do ponto de vista da 'mesmecidade'. Não é criar um outro igual, mas permitir a convivência com identidade, a afirmação individual no todo.
Quero com isto dizer que a tarefa de educar não é um imposição previamente estudada e entendida como verdadeira, mas um caminho traçado em conjunto pelo social e pelo individual com vista na construção se um ser único, livre e responsável.
É neste contexto que entendo o papel do professor no Desenvolvimento Moral e Ético (Tema de Memória Final).
Mas de que forma?

Sem dúvida, é necessário uma ‘metodologia’ de relação professor-aluno, uma ‘metodologia’ diária de questionamento e reflexão.
Mas como?
Como desenvolver a questão da moralidade sem cair na imposição? Como encaminhar para o pensamento Livre? Como desenvolver no aluno a reflexão autónoma sobre a sua/nossa condição? Como fazê-lo na prática? Que estratégias? Que actividades?
Entendo como necessário o debate temático, questões dilemáticas, partilha de experiências… o livro… Mas como abordar?

Numa altura em que pensei ter trilhado caminho, deparo-me com a incerteza… Será demasiado abstracto? Será demasiado para mim?
Sinto um enorme rodopio de ideias na minha cabeça que afluem sem se organizarem.
Neste sentido PEÇO A AJUDA DE TODOS… Sugestões, experiências, opiniões sobre a temática…
Beberei tudo com o maior respeito e agradecimento, num processo de crescimento que desejo partilhar com todos vocês.

Um sorriso,
Inês Martins