Didáctic@ da Língua em Rede - Ensino Básico 1º Ciclo

sábado, novembro 04, 2006

Imagem para comentar...

Como temos falado no nosso blog do aborto e estamos a dar a nossa opinião, encontrei esta imagem que considero ter significado porque enquanto mulheres, o bebé está nas nossas mãos...a sua vida depende da nossa vontade.
Acham que temos esse direito?
Sara Pinto

Quando a escola se converte numa montra de marcas


Já sabemos que hoje as crianças não resistem às marcas: de roupa, de sapatilhas, de adereços, de material escolar. Ao entrar, um destes dias, numa das grandes superfícies, reparei que em grande destaque, estava reservada uma enorme área para a venda de material escolar: havia os livros dos "Morangos com Açúcar", o porta lápis da "Floribella", as canetas de não sei quem… Que confusão! As televisões enchem-se de "spots" publicitários que parecem centrados no campo da educação, quando, na verdade, nunca saíram do domínio do mercado.
Talvez este apego pelas aparências que caracteriza a contemporaneidade leve a um cultivo exagerado de produtos que estão na moda. No entanto, é obrigação da escola levar os alunos a ver mais fundo, quando certos pais não o fazem. Seria bom que professores e alunos reflectissem em conjunto sobre o significado de determinadas marcas. Que sinais elas nos dão daquilo que (não) somos? Porque as valorizamos tanto?
Se todos pensarmos bem nisso, talvez percebamos que, por vezes, aqueles que usam marcas apresentam vulnerabilidades que até podem ser invisíveis, mas que existem para lá daquilo que aparentam. A indústria do consumo agradece que se ignore esta parte oculta do mercado.
Fonte: Felisbela Lopes; Jornal "a Página" , ano 15, nº 160, Outubro 2006, p. 2.

Maria João Ferreira

Aborto - Sim ou Não?

Recebi um e-mail com uma apresentação em PowerPoint que gostaria de partilhar convosco, mas não é possível através do blog.
Enquanto via a apresentação, questionei-me se temos o direito de pôr em causa a vida de um bebé?
Como podem ver na imagem, é um feto com 1 mês de gestação e já se conhece muitas partes do seu corpinho.
Qual é a vossa opinião? Sim ou Não ao aborto?
Susana Lourenço

sexta-feira, novembro 03, 2006

Inauguração de Exposição

Inauguração de exposição: 4 de Novembro - 11:30
Local: Porto, Livraria Salta-Folhinhas (Rua de António Patrício, 50)
Inauguração da exposição de ilustração de Inês de Oliveira, para a obra Lendas e Contos Indianos, de José Jorge Letria, recentemente editado pela Ambar. Simultaneamente, um contador de histórias percorrerá algumas das lendas e contos que compõe este livro.
A exposição permanecerá na livraria infantil Salta-Folhinhas até 23 de Dezembro de 2006.
Formato: Livro
Género: Infantil
Data de Edição: 12/10/2006
Editora: AMBAR
Preço: 18,90 €

Caros colegas,
Tive conhecimento da inauguração desta exposição amanhã no Porto. Esta obra, é uma compilação de contos lendas e relatos míticos da Índia milenar.
O autor desta compilação, José Jorge Letria, é um dos autores de referência na literatura infantojuvenil. As histórias são marcadas por uma singular relação dos seres humanos com a Natureza e com o sagrado. Uns contos são divertidos, outros são moralistas, mas todos vão encantar jovens e adultos. As ilustrações são de Inês de Oliveira, uma jovem ilustradora de grande qualidade.

Catarina Miranda

30.ª Edição do Cinanima em Espinho

Três Décadas de Animação
A 30.ª edição do Cinanima arranca na próxima segunda-feira. De 6 a 12 de Novembro, na cidade de Espinho será apresentado um vasto programa competitivo, que envolve curtas e longas-metragens, oriundas de 28 países distintos. Paralelamente ao programa competitivo, serão realizadas retrospectivas sobre temáticas específicas, bem como exposições e workshops. A somar a estas actividades é de realçar o Prémio Jovem Cineasta Português, o Prémio António Gaio e as diversas Sessões Panorama Internacional. Nestas últimas serão exibidos alguns dos filmes que não alcançaram o patamar competitivo, evidenciando o esforço do Festival em apoiar e promover o cinema de animação a nível nacional e internacional. Reflectindo esse espírito o Cinanima apresenta ao público, nesta edição, a ante-estreia absoluta da primeira longa metragem de animação portuguesa.Paralelamente, realizam-se retrospectivas, sessões panorama, exposições, entre outros.
Podes consultar o programa em: http://www.cinanima.pt/cms/?id=17.

Susana Lourenço

quinta-feira, novembro 02, 2006

Poemas sobre a criança

Tudo isto e muito mais...
Ser criança...
É sonhar a viver!
É a alegria infinita,
Da vida a crescer!
Ser criança é ser amado e viver a vida a sorrir!
Acreditar que este dia é bom,
E todos os que estão para vir!
Ser criança é sentir que o Natal não está ausente,
Acreditar que se é amado,
E que todos terão um presente!
Ser criança é ter direitos e deveres?!
Os meninos da guerra dizerem:
Nós somos como os demais.Deixem-nos viver!
Deixem viver os nossos pais!
Ser criança,
Não é ver na televisão,
Milhares de crianças sem pão,
Tantas crianças mutiladas!
Deixem que a guerra acabe,
Deixem que sejam amadas!...
Ser Criança!
Pisar no lodo, chafurdar na lama;
Cara no vento, flauteando flores...
Na inocência..., não saber de amores...;
Não se queimar na perigosa chama...
Pular, correr, viver com desatino, livre da dor, ansiedade,
Não ter paixões..., jamais sentir saudade!
Curtir a vida simples de menino.
Pião na mão, caniço, baladeira...
Nunca pensar..., viver de brincadeira;
Nunca guardar rancores ou lembrança.
Desejo de esquecer esses teus olhos,
Que são na minha vida meus abrolhos...
Vontade de voltar a ser criança
Sara Pinto

Alfabetização na Era Digital

Este livro discute a complexidade da alfabetização e a urgência de se repensar a prática pedagógica na aprendizagem da escrita.
A partir da perspectiva construtivista e dos estudos da psicogénese da língua escrita, as autoras pesquisaram o processo de aquisição da escrita em pessoas com dificuldades de aprendizagem e também identificaram as características desta construção nas pessoas portadoras de deficiência mental.
Articulando a teoria e a prática da sala de aula, explicam, em detalhes, uma proposta pedagógica inovadora para o ensino da escrita a pessoas com necessidades educativas especiais, apontando caminhos metodológicos alternativos com o uso da informática educativa, ilustrando com numerosos exemplos.

Para mais informações, consultar: http://www.caminhosdasletras.net/index.html
JMCouto

Alteração do aspecto visual do blog

Olá, a todos/as
Como podem reparar, decidi alterar o aspecto da página. Penso que, deste modo, se tornará mais apelativa. As cores anteriores conferiam-lhe um aspecto mais lúgubre e talvez não muito convidativo. Espero que, assim, todos se envolvam cada vez mais com(neste) espaço virtual.

Acham bem?

Sempre que mude o grupo de gestão do blog, por favor deixem uma nota de passagem de testemunho, identificando o grupo que cessa funções e o que as assume.
Um abraço
JMCouto

quarta-feira, novembro 01, 2006

Alteração do Estatuto da Carreira Docente

Terminaram sem acordo as negociações sobre a revisão do Estatuto da Carreira Docente. A Plataforma de Sindicatos, acusa o Governo de fazer "uma declaração de guerra" à profissão de professores. Os docentes têm acusado sitematicamente a tutela de "intransigência e inflexibilidade". Entre as alterações que mereceram a maior contestação da classe, constam a divisão da profissão em duas categorias e a integração dos pais no processo de avaliação dos professores.A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, tem insistido na mudança, salientando que o que existe "não serve para obter melhores resultados na escolas, como ficou provado nos últimos dez anos, em que esteve em vigor".
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) declarou o seu "desacordo absoluto" relativamente ao novo estatuto de carreira proposto pela tutela, ameaçando com novos protestos, no final do que considera ter sido "um dos processos mais anti-negociais" de sempre.Para a maior federação sindical de professores, o Estatuto de Carreira Docente (ECD) proposto pela tutela terá "consequências gravíssimas", como o aumento do desemprego e da instabilidade, a desvalorização dos salários "para níveis dos anos oitenta", a degradação das condições de trabalho nas escolas e a diminuição da qualidade do ensino.
Ao ler esta notícia fiquei apreensiva enquanto futura professora. Cada vez são mais os desentendimentos entre os sindicatos dos professores e a ministra da Educação. São preocupantes as previsões da Fenprof, ao alegar que estas alterações vão originar ainda mais desemprego na classe docente e que os professores poderão ser avaliados pelos encarregados de educação. Esperemos que esta situação não piore cada vez mais...
Catarina Miranda

Pensamentos

Olá turma!

Estes são alguns pensamentos de que gosto bastante e queria partilhar convosco:
- É mais fácil construir um menino do que consertar um homem. (Charles Chick Govin)
- O objectivo da educação é a virtude e o desejo de converter-se num bom cidadão. (Platão)
- Guie uma criança pelo caminho que deve seguir e guie-se por ela de vez em quando.(J. Bilings)
- Se deres um peixe a um homem, ele alimentar-se-á uma vez; se o ensinares a pescar, ele alimentar-se-á durante toda a vida. (Kuan-Tsu)
- Um livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive.(Padre António Vieira)
- A educação é aquilo que permanece depois de esquecermos tudo o que nos foi ensinado.(Halifax)
- A educação pelo medo deforma a alma. (Coelho Neto)
- Não corra atrás das borboletas; plante uma flor em seu jardim e todas as borboletas virão até ela. (D. Elhers)
Sara Pinto

Pedido para a realização da memória

Oi turma do 4ºano!!! Venho por este meio pedir a quem tivesse bibliografia, sites, e tudo o que ache perminente sobre a família-escola-Associação de pais, se me pode ajudar, é para a minha memória final. Desde já obrigada e se poder ajudar alguém é só pedir.:)
Sandra Silva

Plano Nacional de Leitura - uma estratégia para promover a literacia em Portugal


Os Ministérios da Educação, Cultura e dos Assuntos Parlamentares acabam de apresentar o Plano Nacional de Leitura, uma medida com a qual pretendem combater os níveis de iliteracia da população portuguesa.
Trata-se de um conjunto de estratégias destinadas a promover o desenvolvimento de competências nos domínios da leitura e da escrita, bem como o alargamento e aprofundamento dos hábitos de leitura, designadamente entre a população escolar.
O Plano terá uma duração de 10 anos, será coordenado pelo Ministério da Educação e utilizará a rede de bibliotecas públicas e escolares como forma de chegar juntas das escolas e não só para que se possam estimular dinâmicas de leitura um pouco por todo o país. A escritora Isabel Alçada será a coordenadora do projecto. O orçamento previsto nesta primeira fase de arranque oscila entre um e dois milhões de euros.
Entre as principais acções a desenvolver no âmbito do referido Plano, destacam-se:a) A promoção da leitura diária em Jardins-de-infância e Escolas de 1.º e 2.º Ciclos nas salas de aula;b) A promoção da leitura em contexto familiar;c) A promoção de leitura em bibliotecas públicas e noutros contextos;d) O recurso aos meios de comunicação social e a campanhas para sensibilização da opinião pública;e) A produção de programas centrados no livro e na leitura a emitir pela rádio e pela televisão;f) O apoio a blogs e chat-rooms sobre livros e leitura para crianças, jovens e adultos.
A nível da população escolar, propõe-se que os professores incentivem o gosto pela leitura através de actividades diversas, momentos especiais dedicados à leitura, dramatização, leitura expressiva, entre outras.
Para a concretização do Plano estão previstas acções a nível da formação de professores e do apetrechamento das bibliotecas e das salas de aula com livros. A comissão responsável pela implementação do Plano Nacional de Leitura irá disponibilizar também um portal que servirá de apoio aos projectos desenvolvidos bem como um ponto de encontro e de troca de experiências. O portal poderá ser encontrado em http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt.
Márcia Silva

Poema de uma criança

O meu nome é ""Sara""
Tenho 3 anos
Os meus olhos estão inchados
Não consigo ver.
Eu devo ser estúpida
Eu devo ser má,
O que mais poderia pôr o meu pai em tal estado?
Eu gostaria de ser melhor
Gostaria de ser menos feia
Então, talvez a minha mãe me viesse sempre dar miminhos.
Eu não posso falar
Eu não posso fazer asneiras,
Senão fico trancada todo o dia.
Quando eu acordo estou sozinha
A casa está escura
Os meus pais não estão em casa.
Quando a minha mãe chega,
Eu tento ser amável,
Senão eu talvez levaria
Uma chicotada à noite.
Não faças barulho!
Acabo de ouvir um carro
O meu pai chega do bar do Carlos.
Ouço-o dizer palavrões.
Ele chama-me.
Eu aperto-me contra o muro.
Tento-me esconder dos seus olhos demoníacos.
Tenho tanto medo agora
Começo a chorar.
Ele encontra-me a chorar
Ele atira-me com palavras más,
Ele diz que a culpa é minha, que ele sofre no trabalho.
Ele esbofeteia-me e bate-me,
E berra comigo ainda mais,
Eu liberto-me finalmente e corro até à porta.
Ele já a trancou.
Eu enrolo-me toda em bola
Ele agarra em mim e lança-me contra o muro.
Eu caio no chão com os meus ossos quase partidos,
E o meu dia continua com horríveis palavras...
"Eu lamento muito!", eu grito
Mas já é tarde de mais
O seu rosto tornou-se num ódio inimaginável.
O mal e as feridas mais e mais
"Meu Deus por favor, tenha piedade!
Faz com que isto acabe por favor!"
E finalmente ele pára, e vai para a porta,
Enquanto eu fico deitada, Imóvel no chão.
O meu nome é "Sara"
Tenho 3 anos,
Esta noite o meu pai matou-me.

Hoje recebi um e-mail com este poema, o que me deixou bastante sensibilizada, por isso decidi partilhá-lo. Penso que este poema retrata o sofrimento de uma criança quando é violentada pelo próprio pai. Existem milhões de crianças que assim como a "Sara" são mortos. E tu podes ajudá-las...
Se ficaste sensibilizada(o), faz qualquer coisa!! Infelizmente, há muitas pessoas como o pai da "Sara" que vivem na nossa sociedade. Beijos
Dalila Gomes

terça-feira, outubro 31, 2006

Agressões numa escola do 1º Ciclo

Caros colegas:
Como o tema de hoje no nosso blog é essencialmente sobre a indisciplina na sala de aula, vou publicar uma notícia do jornal de notícias no dia 12 deste mês, que me deixou revoltada como futura professora. Estou a ter formação para ser uma profissional competente e considero inacreditável este acontecimento...
Pais apresentam queixa contra professor do 1ºCiclo por alegados maus-tratos. Os pais e encarregados de educação de alunos da escola básica de Outeiro da Cabeça, Torres Vedras, apresentaram queixa contra um professor daquela escola, que acusam de infligir maus-tratos às crianças. A Direcção Regional de Educação de Lisboa decidiu colocar um professor de acompanhamento a vigiar as aulas deste docente.
“As crianças contaram que ele, professor do primeiro e quarto ano, lhes batia”."Todos os miúdos contam a mesma história. Dizem que o professor lhes dá palmadas na cabeça e no peito e que espalha o material que está na secretária para o chão e depois os obriga a apanhá-lo".
Na sequência dos alegados maus-tratos, os pais de cerca 20 alunos das duas turmas, encerraram a escola a cadeado, numa acção em que exigiram a expulsão do professor, que dá aulas pela primeira vez nesta escola. As crianças relataram que o professor terá tido comportamentos agressivos e desta forma foi colocada uma professora a observar estas aulas.
O que vocês acham deste triste caso?Na minha opinião, não pode acontecer em pleno século XXI, as crianças não quererem ir para a escola com medo das agressões do professor.
Catarina Miranda

Consciência Fonológica

Nos apontamentos da Disciplina está uma entrevista à Professora Inês Sim-Sim. Recomendo a leitura pois estão patenteados alguns resultados das suas investigações. Entre eles observe-se a importância da consciência fonológica para a aprendizagem da leitura.
Após a leitura gostaria de saber a vossa opinião sobre o uso da fonologia como estratégia didáctica bem como demais considerações que este texto nos suscita.
Noel Gonçalves

Significado do "Halloween"


"Bruxas à espreita Desde há uns anos que os portugueses têm sido contagiados pelo espírito do Halloween. Bruxas, abóboras, fantasmas e outras histórias têm invadido o país de norte a sul. Fazem-no à imagem e semelhança do que acontece nesta festa típica de Inglaterra, Estados Unidos e Canadá. Nesses países, mal a noite cai, os mais mais novos vestem-se de fantasmas, bruxas e outras criaturas e vão de porta em porta, pedir doces. Onde nasceu o Halloween? Criado pelo povo celta, que viveu nas Ilhas Britânicas cinco séculos antes de Cristo, o Halloween foi uma festa inventada para marcar o fim oficial do Verão. Assinalava-se assim o início do novo ano, o fim das colheitas, a renovação das leitas, o regresso dos rebanhos e o armazenamento das provisões para o Inverno. A festa tinha mesmo vários nomes – como Samhain, Samhein, La Samon e Festa do Sol. Acabou por ficar Halloween, adaptada de «All Hallows Eve», que significa véspera do Dia de Todos os Santos e é comemorado a 1 de Novembro. O que diz a lenda? Conta-se que as almas dos que morreram ao longo do ano voltavam para tomar os corpos dos vivos no ano que se iniciaria. Um dos rituais mais marcantes da festa eram as fogueiras acesas nas casas durante as comemorações. Os vivos que não queriam ser possuídos apagavam o fogo para que o local parecesse ser frio e indesejado. Estavam também vestidos com fantasias de criaturas assustadoras e desfilavam na vizinhança para afugentar os espíritos que vagavam.
" Publicado na Visão Júnior Para te informares mais sobre o dia das bruxas (Halloween) e sobre o dia de Todos os Santos, podes visitar este site http://visaoonline.clix.pt/default.asp?CpContentId=36048
Sara Santos

Bullying???

Caro(a) Professor(a),
Muitos dos nossos alunos sofrem em silêncio humilhações psicológicas e agressões físicas. Estes maus tratos infligidos por colegas designa-se por , termo que não tem tradução em português.O fenómeno não é novo; o que mudou foi a atitude da sociedade face a este processo. Há assim cada vez mais consciência por parte dos educadores que é necessário prevenir o bullying.Entre os vários investigadores que estudaram o problema destaca-se o Professor Doutor Allan Beane, que publicou o livro "A Sala de Aula sem Bullying".
Em Novembro, desloca-se a Portugal para, em sessões a realizar em várias zonas do país, ajudar os professores a prevenir e impedir este fenómeno.Dado o interesse desta iniciativa não hesitamos em a divulgar. Para mais informações, consulte o site www.espacoprofessor.pt .
Com os melhores cumprimentos,
A Coordenação do Netprof

Sites interessantes

Olá turma! Quero partilhar convosco alguns sites que considero importantes para nos ajudarem no nosso estágio pedagógico:
www.recursoseb1.com www.eb1-recovelas.rcts.pt www.sitiodosmiudos.pt www.professores.pt
Nestes endereços podemos encontrar inúmeras informações, sugestões e material de apoio (fichas de trabalho, exercícos com problemas de leitura, cartazes, jogos didácticos, entre outros) para enriquecer a nossa prática pedagógica. Se puderem, visitem também o site do Ministério da Educação www.min-edu.pt onde podemos encontrar vários documentos de Língua Portuguesa e outras áreas. Registem-se também no site da Fenprof, da Netprof e da Dren pois são muito úteis e fazem publicações de assuntos do nosso interesse, nomeadamente enquanto professores. Inclusive, recebo periodicamente mails informativos destes endereços electrónicos.
Para finalizar, se conhecem mais endereços deste género deixem o vosso comentário e assim deixo aqui este apelo. Obrigado.
Catarina Miranda

Oferecer um livro

É sem dúvida uma ideia bastante interessante... É urgente promover a leitura que tende cada vez mais a ser esquecida. E nós, pais, filhos, irmãos, podemos fazer um gesto tão simples como oferecer um livro... Não custa nada!Beijos Grandes.
Cátia Sousa

Noite de Halloween

Olá colegas... Nesta noite de Halloween sabes onde é que vai haver uma festa? Sabes? Sabes? Então......... eu digo-te! Na noite de 31 de Outubro pelas 21h na casa de ensaio da Orquestra Ligeira de Grijó, uma turma da escola local vai apresentar uma peça de Teatro aos pais e restante comunidade. Em seguida, irá haver uma actução da Minha Orquestra (Grijó) que irá interpretar Medleys dos Xutos e Pontapés, Supertramp, Santana, Boney´M, entre outros.... estão todos convidados até porque a entrada é grátis.....mas é mesmo grátis, grátis!
Cátia Sousa

Poema

Por "falar" em crianças, gostaria de partilhar convosco parte de um poema que me agradou bastante:
"Olhinhos de travessura,de riso e de fantasia. Não quero olhinhos chorosos, são olhinhos de alegria." (Mónica Tirabasso)
Gostei muito do poema... penso que os professores têm muito para dar às crianças e vice-versa. A meu ver, o "crescer" não acontece apenas nas crianças...os professores também crescem muito com elas.
Leonor Lopes

segunda-feira, outubro 30, 2006

Novo grupo a gerir o blog

Caros colegas:
Somos o novo grupo que esta semana vai gerir o blog. A gestão será a partir de hoje, dia 30 até 06-10-2006. Não se esqueçam do endereço electrónico para o qual podem enviar os vossos comentários. gestaodoblog@hotmail.com
Vamos participar com uma nova dinâmica para tornar o blog mais activo. Ele é da turma e portanto o seu funcionamento é da nossa responsabilidade.
Desde já, gostariamos de deixar o nosso agradecimento ao grupo anterior por nos ter passado o testemunho e ao professor José Manuel Couto pelas orientaçoes fornecidas.
Atenciosamente,
Catarina, Sara, Carla e Ana

Reflexão dos gestores do blog

Caros colegas:

Chegou ao fim o período em que tivemos a responsabilidade de gerir o blog. Durante uma semana tentamos dinamizar o espaço com a publicação de comentários, sugestões e temas susceptíveis às mais variadas discussões e à participação activa de toda a turma. Infelizmente o envolvimento da turma não foi o mais positivo. Só um grupo de alunos é que marcou presença assídua nas discussões, participando de forma criativa e entusiasta indo ao encontro das nossas expectativas iniciais.
Desta forma queremos agradecer a todas as pessoas que durante uma semana demonstraram ser adeptos ferverosos desta ferramenta pedagógica, encarando o espaço “Proformacao” como uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional.

Os gestores do blog: Noel, André, Marlene, Joana, Leandra

Mestrados-docência 1ºciclo

Os futuros docentes, do pré-escolar ao fim do Secundário, irão ter no mínimo o grau de mestre e os grupos de recrutamento irão passar dos actuais 31 para apenas 16 perfis (ver exemplos ao lado).O Ministério da Educação (ME) junta educadores de infância com professores do 1.º Ciclo e cria perfil de docente com formação generalista, para as disciplinas centrais, conjuntamente para os dois primeiros ciclos do Básico.

Os sindicatos foram unânimes no aplauso à intenção de introduzir, já a partir do próximo ano, um maior grau de exigência na formação feita pelas universidades. A Federação Nacional do Ensino e Investigação (Fenei), a Federação Nacional de Professores (Fenprof) e Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) concordam com o grau de mestre como patamar mínimo. Paulo Sucena, da Fenprof, diz mesmo que os sindicatos já tinham reivindicado a medida.
Junção de ciclos.

Para além da exigência de mestrado, a grande novidade é o perfil n.º 3 - educador de infância e professor do 1.º Ciclo do Básico. Quanto ao perfil n.º 4, professor do 1.º e 2.º ciclos, trata-se de uma inovação, mas não devido à simples junção dos ciclos, ideia de há 20 anos.
A novidade está no facto de se passarem a formar generalistas nas áreas centrais dos dois ciclos. O docente ficará habilitado para dar Português, Matemática e Estudo do Meio no 1.º Ciclo. Esta última disciplina acaba por se subdividir no 2.º Ciclo em História, Geografia e Ciências da Natureza. Até agora, formavam-se docentes generalistas ao nível do 1.º Ciclo e especialistas em disciplinas ou grupos disciplinares do 2.º Ciclo. "Na prática, houve grandes dificuldades de implementação, até pelo facto de a transição entre os dois primeiros ciclos significar a passagem de um para 10 docentes, algo que causava problemas de adaptação aos alunos. Queremos traçar um perfil de docente como noutros países, isto é, generalista nos dois ciclos", afirma Valter Lemos, secretário de Estado da Educação.

Ao nível das Ciências, os perfis de "Biologia e Geologia", tal como o de "Física e Química", assemelham-se, na sua designação, aos grupos de recrutamento já existentes, mas a exigência ao nível da formação para as duas áreas dentro do respectivo grupo não existia. Ou seja, um professor formado em Física pode dar Química e vice-versa. A obrigatoriedade de formação nas duas áreas colmata o problema, não podendo o candidato ter menos de 50 créditos em cada uma das disciplinas e mínimo de 120 no conjunto das duas.

O Processo de Bolonha diz que o 1.º Ciclo corresponde à licenciatura de três anos (180 créditos) e o 2.º Ciclo ao mestrado, que poderá durar até dois anos (vale até 120 créditos).

Pedro Araújo

Fonte: Jornal de Notícias, dia 28/10/2006

domingo, outubro 29, 2006

A Escola como Espaço de Cidadania

O Centro Social de Paramos, no âmbito do projecto "Aprender em Movimento",irá realizar um Seminário subordinado ao tema "A escola como espaço de cidadania", no dia 24 de Novembro de 2006 no auditório da Junta de Freguesia de Espinho.

Informações sobre o programa completo e os oradores presentes através dos seguintes contactos: danyamorim79@hotmail.com ou aprenderemmovimento@centrosocialparamos.org

Neste seminário irão ser debatidos vários temas como: problemas de comportamento e aprendizagem; as novas exigências da escola actual; a relação escola-família; educação sexual nas escolas; entre outros.
É sem dúvida alguma um seminário que nos interessa, pois aborda questões pertinentes ligadas à nossa carreira futura.

Comentem por favor....

Cátia Sousa