Didáctic@ da Língua em Rede - Ensino Básico 1º Ciclo

quarta-feira, novembro 01, 2006

Plano Nacional de Leitura - uma estratégia para promover a literacia em Portugal


Os Ministérios da Educação, Cultura e dos Assuntos Parlamentares acabam de apresentar o Plano Nacional de Leitura, uma medida com a qual pretendem combater os níveis de iliteracia da população portuguesa.
Trata-se de um conjunto de estratégias destinadas a promover o desenvolvimento de competências nos domínios da leitura e da escrita, bem como o alargamento e aprofundamento dos hábitos de leitura, designadamente entre a população escolar.
O Plano terá uma duração de 10 anos, será coordenado pelo Ministério da Educação e utilizará a rede de bibliotecas públicas e escolares como forma de chegar juntas das escolas e não só para que se possam estimular dinâmicas de leitura um pouco por todo o país. A escritora Isabel Alçada será a coordenadora do projecto. O orçamento previsto nesta primeira fase de arranque oscila entre um e dois milhões de euros.
Entre as principais acções a desenvolver no âmbito do referido Plano, destacam-se:a) A promoção da leitura diária em Jardins-de-infância e Escolas de 1.º e 2.º Ciclos nas salas de aula;b) A promoção da leitura em contexto familiar;c) A promoção de leitura em bibliotecas públicas e noutros contextos;d) O recurso aos meios de comunicação social e a campanhas para sensibilização da opinião pública;e) A produção de programas centrados no livro e na leitura a emitir pela rádio e pela televisão;f) O apoio a blogs e chat-rooms sobre livros e leitura para crianças, jovens e adultos.
A nível da população escolar, propõe-se que os professores incentivem o gosto pela leitura através de actividades diversas, momentos especiais dedicados à leitura, dramatização, leitura expressiva, entre outras.
Para a concretização do Plano estão previstas acções a nível da formação de professores e do apetrechamento das bibliotecas e das salas de aula com livros. A comissão responsável pela implementação do Plano Nacional de Leitura irá disponibilizar também um portal que servirá de apoio aos projectos desenvolvidos bem como um ponto de encontro e de troca de experiências. O portal poderá ser encontrado em http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt.
Márcia Silva