Consciência Fonológica
Nos apontamentos da Disciplina está uma entrevista à Professora Inês Sim-Sim. Recomendo a leitura pois estão patenteados alguns resultados das suas investigações. Entre eles observe-se a importância da consciência fonológica para a aprendizagem da leitura.
Após a leitura gostaria de saber a vossa opinião sobre o uso da fonologia como estratégia didáctica bem como demais considerações que este texto nos suscita.
Noel Gonçalves
Após a leitura gostaria de saber a vossa opinião sobre o uso da fonologia como estratégia didáctica bem como demais considerações que este texto nos suscita.
Noel Gonçalves
1 Comments:
Noel, tive a oportunidade de ler a entrevista com professora Inês Sim-Sim e de facto, as suas conclusões são preocupantes. Sendo investigadora há muitos anos sobre os problemas da aprendizagem e do ensino, ela afirma que os alunos não lêem porque não os ensinam e que o mais grave é que nada tem sido feito para combater o problema. É claro que as crianças não aprendem sozinhas, pois o professor tem de lhes explicar que determinados sinais gráficos correspondem a certos sons e assim é necessário uma consciência fonológica. De acordo com vários estudos e investigações, não é possível ler sem esta consciência. Logo, quanto maior for a consciência fonológica, maior será a facilidade em aprender a descodificar.
Esta entrevista é sem dúvida muito interessante, fala da realidade das más prestações dos nossos alunos na Língua Portuguesa.
Beijo, Catarina Miranda
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Anónimo, at 6/11/06 18:53
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