Didáctic@ da Língua em Rede - Ensino Básico 1º Ciclo

sábado, dezembro 02, 2006

Poema de Natal



Um poema de Natal

Não sei porque ares
Épocas ou ais que tais
Me sinto falho sobre o Natal escrever…
Fogem-me as palavras
A alma esconde-se
Cai-me um sofrimento alegre em cima…
Raios…
Talvez porque o pai natal
Quando pequeno eu era
Só me trazia um par de meias
Todos os anos mais ou menos repetidas…
…e uns rebuçados de meio tostão quase…
Eu já lhe perdoei a forretice
Que não existia…
Apenas os autores da proeza
Que meus pais eram
Tinham uma prole
Um bando
Uma multidão de filharada…
apenas nove!
Então
Como não hei-de escrever sobre o Natal?...
Mas devo ser justo e dizer isto:
…ainda gosto de meias e de rebuçados de meio tostão quase...

A. Gedeão

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=poema+de+natal&meta=

Um abraço,
Fátima Ferreira

sexta-feira, dezembro 01, 2006

O Natal

Ao pesquisar alguns poemas sobre o natal encontrei este que gostei muito.

NATAL
Por Daniel Cristal

Com a neve à porta na memória,
aguardamos o dia da esperança;
um presépio reconta uma história
e um pinheiro luz numa criança...

É esta a esperança imorredoura:
Ver Jesus a nascer e renascer
entre a palha da pobre manjedoura
com a família alegre a acontecer.

Pode até nem haver a neve linda
no aconchego, e o pinheiro da igualdade,
esperar que a estrela venha ainda...

Mas muita gente vive n' ansiedade:
Espera que Jesus viva eterno
no dia de Natal do Ser fraterno.

http://www.paralerepensar.com.br/
Carla Rocha

Ilustração e Arte Infantil



Ilustração e Arte Infantil


Para quem pensa que o desenho de uma criança é apenas um desenho… desengane-se! Sabiam que grandes obras-primas de Picasso e Mirró foram feitas quando estes pintores tinham apenas… 9 anos? Eu também não sabia. Quem puder ir, estas pinturas estão expostas no Krannert Museum em Illinois. Quem não puder (como é o meu caso) fiquem pela revista Sábado de 29 de Novembro.
Este artigo tem alguns postulados de interesse para os colegas que estão a trabalhar o tema da Ilustração.


Um Abraço,
Noel Gonçalves

A violência escolar



Tendo como principal objectivo reduzir a violência e a indisciplina entre os alunos, no interior das escolas, o Governo vai criar uma "equipa de missão para a segurança escolar", informa o Diário de Notícias.
A unidade de missão desenvolverá o seu trabalho em articulação com o Observatório da Segurança na Escola centrando a sua actividade em problemas comportamentais e em outros relacionados com a segurança, como a prevenção de acidentes. A criação desta unidade reforça a iniciativa Escola Segura, que contará com a participação de agentes em acções de sensibilização dos alunos. Recorde-se que o programa Escola Segura visa garantir as condições de segurança da população escolar e promover comportamentos de segurança escolar através de vigilâncias das escolas e das áreas envolventes, do policiamento dos percursos habituais de acesso às escolas e de acções de sensibilização junto dos alunos para as questões da segurança. A nova equipa foi ontem apresentada pelos Ministros da Administração Interna e da Educação, que admitiram a necessidade de complementar o Projecto Escola Segura de forma a responder ao crescimento de fenómenos internos de insegurança, como o bullying (a coacção física e psicológica sistemática dos alunos mais frágeis pelos mais fortes). O Ministério da Educação poderá "avaliar" a contratação de mais agentes de segurança para o interior das escolas, informa o jornal. Para a concretização das medidas, Maria de Lurdes Rodrigues salientou a importância do empenho das escolas, pedindo ainda aos estabelecimentos de ensino, tendo em mente o sucesso educativo, para "reduzirem a tolerância com situações de indisciplina".


Fonte: http://dn.sapo.pt/2006/11/30/sociedade/governo_cria_equipa_para_estudar_seg.html


Sara Santos

quinta-feira, novembro 30, 2006

A girafa que comia estrelas



Era uma vez Olímpia, uma girafa, que andava sempre com a cabeça nas nuvens, a tentar ver anjos e a comer estrelas, e Dona Margarida, uma galinha-do-mato com a cabeça cheia de frases feitas. Conhecem-se e ficam amigas. Queriam resolver o problema da seca que tanto prejudicava a sua terra. Será que conseguiram?

Com humor, mestria e simplicidade, José Eduardo Agualusa e Henrique Cayatte contam uma bela história de amizade e engenho.

Título: A girafa que comia estrelas
Autor: José Eduardo Agualusa
Ilustrador: Henrique Cayatte
Editora: Dom Quixote

Dalila Gomes

quarta-feira, novembro 29, 2006

Coincidências

Coincidências

Se você acha que encontrar um conhecido num restaurante, num mercado, numa praia é coincidência, então veja isto...
Abraham Lincoln foi eleito para o Congresso em 1846.John F. Kennedy foi eleito para o Congresso em 1946.
Abraham Lincoln foi eleito presidente em 1860.John F. Kennedy foi eleito presidente em 1960.
Os nomes Lincoln e Kennedy têm sete letras.
Ambos estavam conprometidos na defesa dos direitos civis.
As esposas de ambos perderam filhos enquanto viviam na Casa Branca.
Ambos os presidentes foram baleados numa sexta-feira.
A secretária de Lincoln chamava-se Kennedy.A secretária de Kennedy chamava-se Lincoln.
Ambos os presidentes foram assassinados por sulistas.Ambos os presidentes foram sucedidos por sulistas.Ambos os sucessores chamavam-se Johnson.Andrew Johnson, que sucedeu a Lincoln, nasceu em 1808.Lyndon Johnson, que sucedeu a Kennedy, nasceu em 1908.
John Wilkes Booth, que assassinou Lincoln, nasceu em 1839.Lee Harvey Oswald, que assassinou Kennedy, nasceu em 1939.Ambos os assassinos eram conhecidos pelos seus três nomes.
Os nomes de ambos os assassinos têm quinze letras.
Booth saiu correndo de um teatro e foi apanhado num depósito.Oswald saiu correndo de um depósito e foi apanhado num teatro.
Booth e Oswald foram assassinados antes de seu julgamento.
E a parte engraçada:
Uma semana antes de Lincoln ser morte ele estava em Monroe, Maryland.Uma semana antes de Kennedy ser morto ele estava em Monroe, Marilyn.
Lincoln foi morto na sala Ford, do teatro Kennedy...Kennedy foi morto num carro Ford, modelo Lincoln...
Isto sim é que são coincidências!!!!

Gestão do Blog

terça-feira, novembro 28, 2006

Crianças argentinas receberão educação sexual nas escolas a partir dos 5 anos

As crianças argentinas receberão educação sexual obrigatória nas escolas públicas e privadas, tanto laicas como religiosas, desde os cinco até aos 17 anos. É uma imposição de uma nova lei que será aplicada gradualmente nos próximos quatro anos e que foi criticada pela igreja.É a primeira norma deste tipo a vencer na Argentina, uma vez que todas as tentativas anteriores abortaram pela resistência de grupos conservadores católicos, a religião maioritária no país.

Fonte: AFP; Jornal "a Página", ano 15, nº 161, Novembro 2006, p. 19.


Gostava de saber a vossa opinião sobre a educação sexual… Qual a melhor idade escolar para o fazer? Ou melhor a escola deverá se preocupar com a educação sexual? É importante? Porquê?
Maria João

Desafio de NATAL...

Agora, que se aproxima a quadra natalícia e nas escolas já se fala do Natal, achamos interessante que partilhassem actividades para trabalhar este tema na sala de aula.
Este desafio parece-nos importante, na medida em que estamos todos a estagiar e a partilha certamente que nos enriquecerá.

A Gestão do Blog

Desafio



Aqui vai um desafio.
O que vos sugere esta imagem?
Comentem, digam o que vos vem à cabeça quando olham para ela.


A Gestão do Blog

segunda-feira, novembro 27, 2006

A Ilustração


O tema do nosso trabalho na cadeira de Evolução da Comunicação Linguística e Didáctica da Língua Materna II foi a Ilustração. A ilustração faz a “ponte” entre o texto escrito e a imaginação do aluno, sendo por isso preferencial o uso desta para desenvolver a capacidade lúdica da linguagem, respondendo às exigências e necessidades dos leitores. Passa pelo professor o reconhecimento da ilustração como impulsionador de aprendizagem e, principalmente, desenvolver na criança capacidades raciocinativas.
Por isso o grupo que trabalhou este tema, lança o desafio a vocês, caros colegas de turma, interpretar esta ilustração que aqui publicamos. Criem uma história com ela e falem-nos do que terá acontecido antes e depois desta imagem. Desde já fica aqui o nosso obrigado a todos os colegas que participarem neste desafio.

O grupo: Liliana Bilro, Raquel Coelho, Rita Almeida e Zélia Padrão

Nova gestão do Blog



Antes de mais, queremos felicitar o grupo anterior pelo excelente trabalho que conseguiu manter.
Nesta nova gestão contamos com a colaboração de todos, pois juntos construiremos mais e melhor.

A gestão do Blog: Carla Rocha, Cátia Sousa,
Dalila Gomes, Fátima Ferreira e Susana Lourenço.

Nova semana, novos gestores... aqui nos despedimos

Como tem sido usual, o Blog adquire novos gestores ao fim de uma semana. A experiência foi deveras enriquecedora e possibilitou uma visão distinta do que é realmente um Blog, pelo facto de assumirmos o seu controle. Estamos gratos aos que participaram lamentando apenas a baixa adesão que ocorreu durante a nossa gestão. O início do Estágio também terá tido a sua quota de culpa…

Os gestores Sara Correia, Fátima Patrícia Oliveira, Sérgio Sousa e Vera Rodrigues

domingo, novembro 26, 2006

Um legislador propôs dar armas aos professores

A violência é um problema que afecta cada vez mais as escolas dos países ocidentais. Um deputado de Wisconsin, nos EUA, propôs armar os professores e os funcionários das escolas para se protegerem em caso de novos ataques.
O republicano Frank Lasee diz que tem vindo a considerar a proposta há algum tempo e que os recentes tiroteios em escolas americanas o levaram a actuar, disse o seu porta-voz Luke Hilgemann à AFP.
Para além da violência quotidiana que caracteriza a maioria das escolas americanas, têm sido cada vez mais frequentes os ataques conduzindo a morticínios. O mais recente ocorreu numa escola pertencente a religiosos amish. Charles Roberts, um camionista distribuidor de leite de 32 anos, pai de três filhos, entrou fortemente armado na pequena escola amish da localidade de Nickel Mines, Pensilvânia, e matou cinco meninas.
O deputado Lesee “sabe que é politicamente incorrecto [armar os professores] e que levar armas para as escolas pode criar outros perigos, mas não vê outro modo de tornar as escolas seguras”, assegurou o porta-voz do deputado que ainda acrescentou que estas medidas são usadas com êxito em Israel.

Fonte: AFP; Jornal "a Página" , ano 15, nº 161, Novembro 2006, p. 8.

Maria João Ferreira

Poema

Olá turma! Recebi este poema por mail e achei interessante partilhar com vocês... Espero que gostem…

PROFESSOR

Quando é jovem, não tem experiência
É velho, está superado
Não tem automóvel, é um coitado
Tem automóvel, chora de barriga cheia
Fala em voz alta, vive gritando
Fala em voz normal, ninguém escuta.

Não falta ao colégio, é um Caxias
Precisa faltar, é um turista
Conversa com os outros, está malhando os alunos
Não conversa, é um desligado
Dá muita matéria, não tem dó dos alunos
Dá pouca matéria, não prepara os alunos
Brinca com a turma, é engraçadinho
Não brinca, é chato

Chama a atenção, é um grosso
Não chama, não sabe se impor
A prova é longa, não dá tempo de fazer
A prova é curta, tira as chances do aluno

Escreve muito, não explica
Explica muito, o caderno não tem nada
Fala correctamente, ninguém entende
Fala a linguagem do aluno, não tem vocabulário

Exige, é rude
Elogia, é debochado
O aluno é reprovado, é perseguição
O aluno é aprovado, deu mole

É, o professor está sempre errado...
Mas se você conseguiu ler até aqui,
AGRADEÇA A ELE...

Autor desconhecido

Zélia Padrão :)

Dias úteis


"Manhãs. O cheiro a terra molhada. Cantar no carro. O Outono. Praia, sempre. A bola. O gozo de ir. O prazer de estar. Ler e pensar: é isto mesmo. O que não se diz. O que tem de ser dito. O Amor. Verão. Sítios onde quero ir. Amigos, todos. Um bom Tinto. À mesa com quem se gosta. A paz. O mar. Chuva na janela. Chocolate. Sexo. Água fresca. Dever cumprido. Olhares que decidem. Todos os dias trazem qualquer coisa..."

Rui Gomes