Didáctic@ da Língua em Rede - Ensino Básico 1º Ciclo

sexta-feira, janeiro 05, 2007

Para reflectir...

Olá turma.
Gostaríamos de lançar uma questão: será que nos dias de hoje, ainda valerá apena ser professor?
Nós que estamos na recta final desta licenciatura, que obstáculos teremos que ultrapassar? E benefícios? Haverá alguns...?

Gestoras do Blog (Sara Monteiro, Márcia Marques, Carla Resende, Filipa Gonçalves e Juliana Santos).

quinta-feira, janeiro 04, 2007

"Interajuda", “inter-ajuda” ou “inter ajuda”…

Penso que esta dúvida já foi esclarecida em ocasião anterior; contudo não consigo pesquisar a resposta. A propósito de uma pequena dúvida que surgiu à minha professora cooperante surgiu durante o estágio, pretendia lançar um repto aos foristas do nosso famigerado Blog. Pretendia que me respondessem se o termo inter-ajuda se escreve desta forma, com hífen, se existe uma forma reconhecida por dicionários ou, por último, se é igualmente válido escrever-se separado "inter ajuda". Por vezes, também poderá surgir a variante “interajuda”. A título de curiosidade, o MS Word apenas reconhece a forma “inter ajuda”.

A pesquisa que realizei não me deu respostas concretas…

Sérgio Sousa

Cartoon

Encontrei este cartoon e achei engraçado.
Digam a vossa opnião?Comentem a imagem?

















Beijinhos
Susana Lourenço

Sindicatos: há ilegalidades, novo regime na contratação de docentes

A negociação suplementar do novo regime de contratação de professores, que permite às escolas o recrutamento directo através de anúncios nos jornais, terminou esta quarta-feira sem o acordo dos sindicatos, que apontam ilegalidades e receiam o aumento da precariedade.
O diploma proposto pela tutela prevê que as escolas possam contratar professores directamente a partir do primeiro período de aulas, em situações como a substituição de docentes de baixa ou licença de maternidade, o recrutamento de formadores para áreas mais técnicas dos cursos profissionais ou o desenvolvimento de projectos de enriquecimento curricular e combate ao insucesso.
De acordo com o documento, os estabelecimentos de ensino podem iniciar, já a partir de Janeiro, processos autónomos de recrutamento de docentes, com quem estabelecem contratos individuais de trabalho, uma medida que, segundo o Ministério da Educação, visa garantir «uma maior rapidez na substituição temporária de professores e possibilitar a escolha dos candidatos com um perfil mais ajustado às necessidades».
Segundo o diploma, os requisitos, o perfil e as habilitações que os candidatos devem apresentar são definidos localmente em cada estabelecimento de ensino, o que, para as estruturas sindicais, pode «abrir caminho» a situações de favorecimento pessoal.
«Há uma falta de transparência neste regime, que pode abrir caminho ao favorecimento. Ainda por cima, os professores que se sentirem prejudicados não terão mecanismos para recorrer, a não ser ir a tribunal e esperar quatro ou cinco anos por uma decisão», afirmou Mário Nogueira.
João Dias da Silva, da FNE, corrobora: «Consideramos que este diploma abre claramente espaço para a arbitrariedade na selecção [dos docentes]».
Notícia completa em: www.lusa.pt

Noel Gonçalves

Covite a participar...

Olá colegas,

Participem no blog, levantem questões, troquem opiniões...
Este é o nosso objectivo!

Gestoras do blog

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Os Cúmulos


Autor: José Jorge Letria
Livro: Infanto-Juvenil
Editora: Ambar
Data: 2006

"Era um homem tão lento, tão lento que, mesmo quando corria sozinho, cortava sempre a meta em segundo lugar".

"Era uma senhora tão friorenta, tão friorenta que até aos pés das cadeiras calçava meias".

"Tinha um sono tão pesado, tão pesado que um dia sonhou e caiu no andar de baixo".

Estes são alguns exemplos dos cúmulos que José Jorge Letria criou e adaptou, numa escrita repleta de humor e imaginação que vai deliciar tanto as crianças como os mais crescidos.

Esta oportuna reedição de um grande sucesso editorial, reúne os mais sugestivos cúmulos: pequenas frases no tamanho, mas grandes no poder de divertir.

Ao ler estes extraordinários absurdos, e ao contemplar as divertidas ilustrações de José Miguel Ribeiro, é impossível resistir ao riso.
Mergulhando o leitor num saudável ambiente de pura alegria, o presente livro é "tão engraçado, tão engraçado que cabe dentro de uma gargalhada".


Catarina Miranda

O Tempo...


Imagine que tem uma conta corrente e que cada manhã acorda com um fantástico saldo positivo de 86400 €. Não é permitido transferir o saldo do dia para o dia seguinte. Todas as noites o seu saldo é anulado, mesmo que não tenha conseguido gastá-lo durante o dia. O que fazer? Gastar cada cêntimo, é claro!

Todos os dias somos clientes deste banco. Este banco chama-se TEMPO. Todas as manhãs temos creditado, na nossa “conta-corrente” 86400 segundos. Todas as noites, o saldo é debitado como perda. Não é permitido acumulá-lo para o dia seguinte.

Todas as manhãs, a sua conta é iniciada e todas as noites, as sobras do dia evaporam-se. Não há retorno possível. É preciso gastar, vivendo no presente, o seu depósito diário.

Invista, então, no que for melhor: na saúde, na felicidade e no sucesso! O relógio está a correr...

Para perceber o valor de um ano, pergunte a um estudante que repetiu de ano.

Para perceber o valor de um mês, pergunte a uma mãe que teve o seu bebé prematuramente.

Para perceber o valor de uma semana, pergunte a um editor de um jornal semanal.

Para perceber o valor de uma hora, pergunte aos amantes que esperam para se encontrarem.

Para perceber o valor de um minuto, pergunte a uma pessoa que perdeu o avião.

Para perceber o valor de um segundo, pergunte a uma pessoa que conseguiu evitar um acidente.

Para perceber o valor de um milésimo de segundo, pergunte a uma pessoa que tenha ganho uma medalha de prata numa Olimpíada.

Valorize cada momento que tem! E valorize mais ainda porque deve dividir com alguém especial, especial o suficiente para gastar o seu tempo consigo.

Lembre-se de que o tempo não espera por ninguém.

Ontem é história.

Amanhã é um mistério.

Hoje é uma dádiva – por isso chama-se presente!


Autor desconhecido

Agora que se iniciou mais um ano, devemos reflectir sobre o NOSSO TEMPO e o valor que lhe atribuímos.

Bons Pensamentos e valorizem mais o presente...

Beijos

Dalila Gomes

Juntar o Útil ao Agradável



Faz parte da vida a cultura e o lazer. Neste sentido, deixo-vos a sugestão de uma ida ao teatro. O Teatro Nacional São João começa o ano com uma boa selecção. Entre o dia 11 e 21 de Janeiro é possível ver “Otelo”, de Shakespeare, com encenação de Nuno Cardoso, e “A Um Dia do Paraíso”, de José Carretas.


Um abraço,

Noel Gonçalves

terça-feira, janeiro 02, 2007

Grupo Civilização quer criar rede nacional de livrarias...

A observar esta notícia, deduzo que os hábitos de leitura estejam cada vez mais a tornar-se uma prática corrente. Afinal nem tudo é ileteracia e más notícias.
O Grupo Civilização adquiriu há um ano as sete livrarias Bulhosa, dispersas pela Grande Lisboa, e, com a aquisição das três livrarias Leitura, prossegue a sua filosofia de aquisições para concretizar o projecto de uma rede nacional de lojas neste sector.
"A ideia é ter uma presença nacional, adquirir a participação noutras lojas e abrir duas novas livrarias por ano", declarou Pedro Moura Bessa, manifestando-se convicto das potencialidades do mercado português nesta área."Apesar da crise há muita gente que continua a ler e uma parte do público que não encontra aquilo que procura nas livrarias. Há sobretudo uma grande falha na área do livro estrangeiro e queremos suprir isso. A aquisição da Leitura pode ajudar nesse sentido", justificou.

Fonte: Jornal Público de 2 de Janeiro de 2007

Noel Gonçalves

O fim aproxima-se ...

Olá turma!

O presente ano marca uma etapa da nossa vida. O fim do nosso curso! Por isso, nesta fase final vamos reunir forças e vontade para terminar o curso em grande.
A todos desejamos boa sorte e bom trabalho!

Gestoras do Blog

Nova Gestão

Olá colegas,

Esta semana, a gestão do blog está ao encargo do grupo Sara Monteiro, Márcia Marques, Filipa Gonçalves, Carla Resende e Juliana Santos. Participem ... Bom ano para todos!

Gestoras do Blog

segunda-feira, janeiro 01, 2007

The End.....

Como o tempo não para, assim se passou mais uma semana de gestão do blog por parte do nosso grupo. Foi uma semana em que foram abordados alguns assuntos do nosso dia-a-dia e que tentamos incentivar o espírito crítico dos nossos colegas.
Agradecemos a todos os colegas que participaram e esperamos que os restantes participem mais com a entrada deste novo ano.
Boa sorte para o próximo grupo.

Gestoras do Blog!

domingo, dezembro 31, 2006

Boas saídas e Óptimas entradas em 2007


Estamos no último dia do ano. É a hora de fazer uma retrospectiva do que nos aconteceu este ano e reflectir sobre isso. As gestoras do blog desejam a todos os colegas que a entrada no novo ano vos traga tudo de bom junto das pessoas que vocês gostam.
FELIZ ANO NOVO 2007!!!!

São os votos sinceros das

Gestoras do blog!!