Didáctic@ da Língua em Rede - Ensino Básico 1º Ciclo

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Algumas Citações

“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.”Fernando Pessoa “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.”Camões “Penso logo existo.”Decartes “Os professores abrem portas,Cada um entra por si”.Provérbio Chinês “Em qualquer aventura,O que importa é partir, não é chegar”.Miguel Torga
“O único sítio onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário."Albert Einstein
"Que difícil que é a vida dos homens, pensou ela. Eles não têm asas para voar por cima das coisas más."Sophia de Mello Breyner Andresen, em A Fada Oriana
"O Homem torna-se velho muito rápido e sábio demasiado tarde."Provérbio chinês

“O que me dizem, esqueço,
O que me exlicam entendo,
O que faço, aprendo”.
Confucio
"Não sabes a vida porque não imaginas a sua privação. Vê se consegues ter uma ideia da morte e saberás a maravilha que te coube, que tiveste a sorte incrível de te caber."Virgílio Ferreira
Catarina Miranda

População estudantil portuguesa aumentou

O número de estudantes do pré-escolar ao secundário aumentou em Portugal, com as escolas a receberam mais 21 mil alunos, anunciou o Ministério da Educação, que atribui a mudança às políticas de combate ao insucesso e abandono escolar.
As estatísticas revelam também que o número de escolas básicas do 1.º ciclo é de 4.509, menos 1.579 do que em 2005/06, e que existem 683 escolas públicas com menos de 10 alunos matriculados, menos 1.306 do que em 2005/06.
Com estes números fica a pergunta: luz ao fim do túnel?
Comentem.

Fonte: Agência Lusa
Um abraço,
Noel Gonçalves

É este o tão famigerado Choque Tecnológico?

As escolas públicas portuguesas têm um computador com acesso à Internet para cada 13 alunos, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Educação.
Um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgado em Janeiro do ano passado revelava que Portugal apresentava uma taxa de utilização de computadores na escola entre as mais baixas.


Fonte: Público de 8 de Janeiro de 2007

Noel Gonçalves

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Nova Gestão do Blog

Olá turma

Esta semana a gestão do blog é feita pelo grupo: Márcia João, Carminda Silva, Ana Bento, Rui Gomes, Julieta Santos...
Participem!

Gestores do Blog

domingo, janeiro 07, 2007

Agradecimento

Caros colegas,

O grupo da Gestão do Blog desta semana, despede-se, agradecendo a todos aqueles que participaram durante a semana.

Sara Monteiro, Filipa Gonçalves, Márcia Marques, Carla Resende e Juliana Santos.

Inicitaiva Porto Editora

Cara Professora,

A Porto Editora inicia o ano de 2007 propondo-lhe uma campanha plena de vantagens.O lema é Missão: Sucesso Escolar, e o objectivo é claro: que todos os alunos do 1º ao 12º ano possuam os melhores auxiliares de ensino para preparar testes e exames, rever conceitos e avaliar os conhecimentos.Usufrua de 40% de desconto em TODOS os títulos da campanha, Portes Grátis para todas as encomendas online e mais de 100 produtos seleccionados e divididos por ano de escolaridade. A campanha é válida até ao dia 28 de Fevereiro. Até breve e Bom Ano de 2007.
Centro de Apoio ao ProfessorPorto Editora

Linha do Professor: 707 22 33 66 www.espacoprofessor.ptwww.portoeditora.pt

Catarina Miranda

TLEBS no caminho do ridículo?

Hoje é notícia no Expresso a entrevista a Luís Capucha, Director Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular. Nas suas declarações afirma que “ é preciso mais formação para os docentes na TLBS”. Acrescenta “ não vale a pena impor um instrumento com o qual as pessoas não saberiam trabalhar”.
Ora, Sr. Director não lhe parece complicado (para não dizer, inviável) que alguém aplique o que quer que seja, quando na verdade os responsáveis pela TLBS continuam semana após semana a emitir contradições e lacunas de informação? Parece-me que este processo já foi longe de mais muito similar a uma feira de vaidades de pseudo-sapiencias que ainda não tiveram de contribuir de uma forma positiva para a evolução desta temática.

Noel Gonçalves

Confissões ou Provocações?

Na sua crónica habitual no Expresso, Miguel Sousa Tavares faz um cenário negro da classe Docente. É um texto profundamente crítico à forma de actuar dos Professores. Resta saber se ele também se pauta pelos valores que critica. Afinal também ele faz parte da classe docente.
Leiam a notícia no Expresso deste fim-de-semana e comentem!


Um abraço, Noel Gonçalves