Didáctic@ da Língua em Rede - Ensino Básico 1º Ciclo

sábado, dezembro 30, 2006

Crime?!

Olá colegas.
Muito me tem chocado a notícia da criança que morreu em Monção, alegadamente vítima de maus-tratos. Infelizmente, ultimamente têm-se verificado muitos casos como este.
Como pode uma pessoa maltratar uma criança até à morte? Ou ainda mais grave, como pode uma mãe maltratar um filho até à morte?
Até custa a crer que seja verdade. Prefiro acreditar que não o fez deliberadamente, que estava sob o efeito de álcool, ou que estava drogada! Mas mesmo assim, só faz isso quem não tem coração.
Quantas mais crianças terão que morrer para que se torne eficiente a Comissão de Protecção de Menores? A educadora já tinha alertado para os maus-tratos que a criança sofria e não foi feito nada. Compreendo que seja complicado apurar se a criança corre ou não risco com os pais, mesmo porque estes pais, pelos vistos só maltratavam a Sara. O que poderá uma criança de dois anos fazer de tão grave que mereça ser espancada até à morte?

Isto deixa-me triste, porque a única pessoa que merece de facto o sofrimento que a Sara passou, é a pessoa que a maltratou. Será que 15 ou 20 anos na prisão vão fazer sofrer tanto a mãe da Sara como o sofrimento que a criança teve durante 2 anos?


Sara Santos

quinta-feira, dezembro 28, 2006

Tradições da Passagem de Ano

Como todos nós sabemos, o final do ano está chegar. Estamos a menos de três dias para entrarmos num novo ano e como é normal existem sempre tradições e desejos associadas a esta comemoração. Aqui vão algumas dessas tradições e desses desejos:
- comer 12 passas e pedir 12 desejos:
-beber champanhe;
-comer pratos ou doces tradicionais;
-subir para cima de uma cadeira à meia noite;
-usar roupa azul ou então nova;
-lançar fogo de artificio;
-lançar tiros para o ar;
-passar a meia noite com dinheiro;
-partir copos/louça;
-etc.
-Pedem saúde, paz, amor,alegria,sorte...
-que o ano que chega seja igual ou melhor ao ano que passou;
-arranjar/mudar de emprego;
-ganhar o Euromilhões;
-ter sucesso na vida;
-etc.
Estas tradições e estes desejos são os mais comuns, mas claro que isto difere muito de pessoa para pessoa e de cidade para cidade.
Após esta lista de tradições e desejos queríamos agora que partilhassem connosco algumas das vossas tradições e também dos vossos desejos.
Ficamos à espera da vossa participação.
Gestoras do Blog

Sindicatos dos Professores queixam-se à Organização Internacional do Trabalho


Os sindicatos de professores apresentaram hoje na Organização Internacional do Trabalho uma queixa contra o Ministério da Educação (ME) e o Governo por violação da lei da negociação colectiva no processo de revisão do novo estatuto da carreira.
Em comunicado, a plataforma que reúne os 14 sindicatos do sector alega ter sido violada pela tutela a legislação que estabelece a negociação colectiva e a convenção internacional relativa à protecção do direito de organização e aos processos de fixação das condições de trabalho na função pública.
"Ao longo de todo o processo de revisão do Estatuto da Carreira Docente, o Ministério da Educação/Governo procedeu, por diversas vezes, de forma que contraria a referida convenção internacional, bem como a lei que estabelece mecanismos negociais específicos para Portugal", acusa a plataforma sindical.
A título de exemplo, as estruturas do sector apontam o calendário negocial que dizem ter sido imposto unilateralmente pelo ministério, sendo "de tal ordem exíguo que impediu (...) a auscultação dos docentes e a apresentação de contrapropostas negociais sobre todas as matérias".

Fonte: Jornal Público – on line in 28 de Dezembro de 2006

Noel Gonçalves

Colecção: Aventura em livros grátis

Intriga e suspense são a receita da nova colecção da revista Sábado. Enigmas da História desvendados em oito romances distribuídos gratuitamente já a partir de 11 de Janeiro.
Aqui fica a sugestão e…boas leituras!

Um abraço,
Noel Gonçalves

quarta-feira, dezembro 27, 2006

As pessoas da nossa vida...

"Existem pessoas nas nossas vidas que nos fazem felizes pela simples casualidade de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem o caminho a nosso lado, vendo muitas luas passar, mas outras, apenas vemos entre um passo e outro. A todas chamamos amigos e há classes deles.
Além da família o destino apresenta-nos a outros amigos, os quais não sabíamos que iriam cruzar-se no nosso caminho. A muitos chamamos amigos da alma, do coração. São sinceros, são verdadeiros. Sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz feliz.
Talvez cada folha de uma árvore represente um dos nossos amigos.(...)
O tempo passa, o Verão vai-se e perdemos algumas das nossas folhas. Algumas nascem noutro Verão e outras permanecem por muitas estações. Mas o que nos faz mais felizes, é que as folhas que caíram continuam junto a nós, alimentando a nossa raiz, com alegria. São recordações de momentos maravilhosos de quando se cruzaram no nosso caminho.
Desejo-te a ti, folha da minha árvore, tudo de bom, hoje e sempre...simplesmente porque cada pessoa que passa na nossa vida é única. Deixa sempre um pouco de si e leva um pouco de nós. Haverá os que levam muito, mas, não haverá os que não deixam nada...
Esta é a grande responsabilidade da nossa vida e a prova evidente de que duas almas não se cruzam por casualidade!"
Autor desconhecido
Gestoras do Blog!

Agressões a professores

A Escola actual comporta alunos, funcionários e docentes oriundos de meios totalmente distintos. Não pretendo realizar aqui um levantamento estatístico do número de agressões a professores em Portugal. Afirmo apenas que esse número é crescente, podendo consultar-se tanto o Ministério da Educação como os Sindicatos da classe docente. A actual Ministra da Educação revela os habituais pruridos em tratar este assunto, pois há muito que temas deste género não são "politicamente correctos". Quando uma recente reportagem televisiva mostrou violência em escolas, essa reportagem foi criticada por ter desrespeitado a privacidade dos agressores. Quem respeita os agredidos? E as faces dos agressores não eram visíveis, na reportagem. Estranha a referida preocupação. Com o advento e valorização da abordagem multicultural esquecemos muitas vezes que nem tudo é válido apenas porque é diferente.

Fonte: Maria Gabriel Cruz; Jornal "a Página" , ano 15, nº 162, Dezembro 2006, p. 40.
Maria João Ferreira

Porquê as TIC na escola?


A preocupação em torno da integração das novas tecnologias na realidade educativa tem sido cada vez maior, sendo frequentemente tema em destaque em diversos fóruns internacionais. Exemplo disso foi o documento saído da V Conferência dos Ministros da Educação europeus, em 2001, onde foram expressos fortes e válidos argumentos que justificam a urgência da integração das TIC na escola, entre os quais:
a) A necessidade de preparação de cada indivíduo agora estudante para a vida activa e o mundo laboral, onde as TIC estão inexoravelmente presentes;
b) A justiça na criação e manutenção de igualdade de oportunidades, entre os alunos, no acesso às TIC;
c) As novas maneiras de encarar as relações pedagógicas entre os alunos, professores e encarregados de educação, que as TIC permitem;
d) As novas possibilidades que as TIC encerram de compreender o mundo, especialmente o científico, com recurso aos programas de simulação;
e) As mais-valias que as TIC oferecem que as TIC oferecem para o ensino de alunos com necessidades educativas especiais;
f) A possibilidade de troca de saberes e experiências com outros alunos, com comunidades científicas, etc.
g) A necessidade de preparação de cada indivíduo agora estudante para a vida activa e o mundo laboral, onde as TIC estão inexoravelmente presentes;
h) A justiça na criação e manutenção de igualdade de oportunidades, entre os alunos, no acesso às TIC;
i) As novas maneiras de encarar as relações pedagógicas entre os alunos, professores e encarregados de educação, que as TIC permitem;
j) As novas possibilidades que as TIC encerram de compreender o mundo, especialmente o científico, com recurso aos programas de simulação;
k) As mais-valias que as TIC oferecem para o ensino de alunos com necessidades educativas especiais;
l) A possibilidade de troca de saberes e experiências com outros alunos, com comunidades científicas, etc.

Revista Educare


Catarina Miranda

terça-feira, dezembro 26, 2006

Mudança da gestão do blog

Como tudo na vida está em constante mudança, a gestão do blog não podia ser diferente. Esta semana o grupo que está a geri-lo é o grupo da LiLiana Bilro, Raquel Coelho, Rita Almeida e Zélia Padrão.
O grupo espera que todos os colegas tenham tido um Santo Natal junto das pessoas que mais gostam, um Natal cheio de Saúde e Paz!
Continuação de umas Boas Festas!
São os votos sinceros das...

Novas gestoras do blog!

segunda-feira, dezembro 25, 2006

Chegou ao fim a semana de gerir o blog. Obrigada a todos. Boas Festas. Helena Freitas; Raquel Oliveira; Joana Cruz; Mellanie Valente; Sandra Gregório