Didáctic@ da Língua em Rede - Ensino Básico 1º Ciclo

quarta-feira, dezembro 27, 2006

Porquê as TIC na escola?


A preocupação em torno da integração das novas tecnologias na realidade educativa tem sido cada vez maior, sendo frequentemente tema em destaque em diversos fóruns internacionais. Exemplo disso foi o documento saído da V Conferência dos Ministros da Educação europeus, em 2001, onde foram expressos fortes e válidos argumentos que justificam a urgência da integração das TIC na escola, entre os quais:
a) A necessidade de preparação de cada indivíduo agora estudante para a vida activa e o mundo laboral, onde as TIC estão inexoravelmente presentes;
b) A justiça na criação e manutenção de igualdade de oportunidades, entre os alunos, no acesso às TIC;
c) As novas maneiras de encarar as relações pedagógicas entre os alunos, professores e encarregados de educação, que as TIC permitem;
d) As novas possibilidades que as TIC encerram de compreender o mundo, especialmente o científico, com recurso aos programas de simulação;
e) As mais-valias que as TIC oferecem que as TIC oferecem para o ensino de alunos com necessidades educativas especiais;
f) A possibilidade de troca de saberes e experiências com outros alunos, com comunidades científicas, etc.
g) A necessidade de preparação de cada indivíduo agora estudante para a vida activa e o mundo laboral, onde as TIC estão inexoravelmente presentes;
h) A justiça na criação e manutenção de igualdade de oportunidades, entre os alunos, no acesso às TIC;
i) As novas maneiras de encarar as relações pedagógicas entre os alunos, professores e encarregados de educação, que as TIC permitem;
j) As novas possibilidades que as TIC encerram de compreender o mundo, especialmente o científico, com recurso aos programas de simulação;
k) As mais-valias que as TIC oferecem para o ensino de alunos com necessidades educativas especiais;
l) A possibilidade de troca de saberes e experiências com outros alunos, com comunidades científicas, etc.

Revista Educare


Catarina Miranda