Didáctic@ da Língua em Rede - Ensino Básico 1º Ciclo

sábado, janeiro 20, 2007

Morreu a poetisa Fiama Hasse Pais Brandão


A poetisa Fiama Hasse Pais Brandão morreu aos 69 anos, disse hoje à Lusa o editor da autora, que foi também dramaturga, ensaísta e tradutora.
O responsável da editora Assírio e Alvim, Manuel Rosa, não adiantou, para já, mais pormenores sobre o falecimento da autora.
Fiama Hasse Pais Brandão destacou-se sobretudo na poesia, constando da sua obra os títulos "O Aquário","Cantos do Canto", ou "Obra Breve".

Recebeu em 1957 o Prémio Adolfo Casais Monteiro pela obra "Em Cada Pedra Um Voo Imóvel".
Ao nível do ensaio, escreveu, entre outros, "O Labirinto Camoniano e Outros Labirintos", sobre a influência cabalística em diversos autores portugueses dos séculos XVI a XVIII.

Um Abraço,
e um Excelente fim-de-semana pleno de Alegria e Felicidade!
Noel Gonçalves

Fonte: Agência Lusa

O Factor “C” chegou à Educação

A Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) e a Federação Nacional de Professores (Fenprof) criticaram hoje as condições em que estão a decorrer os concursos para substituição de professores de baixa, alegando que o processo está "a lançar a confusão", "é burocrático, demorado e está a prejudicar os alunos".
Em comunicado, a FNE considera que deve ser restabelecido o recurso à lista nacional de graduação "como referencial para as colocações" e defende que as substituições devem voltar a ser realizadas pela tutela, como acontecia até agora.
Até aqui vigoravam as chamadas colocações cíclicas, um processo conduzido pelo Ministério da Educação através do qual um professor de baixa ou licença de maternidade, por exemplo, era substituído pelo docente desempregado que tivesse a graduação mais elevada, de acordo com a referida lista nacional.
De acordo com a federação sindical afecta à UGT, "este procedimento está a decorrer sem qualquer uniformidade ou sequer proximidade de actuação entre as diferentes escolas, no que toca aos documentos a apresentar para a candidatura e ainda à forma da sua apresentação".
Também a Fenprof, afecta à CGTP, acusou o ministério de "lançar a confusão" ao permitir que sejam as escolas a contratar docentes para substituir outros que fiquem de baixa, sem recorrer à lista nacional de graduação.


Um abraço,
Noel Gonçalves

C.f. notícia completa em: www.publico.pt

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Governo propõe ideia do professor único

O Governo quer que os alunos até ao sexto ano tenham um único professor a leccionar as áreas básicas. A medida, avançada ontem pelo "Diário Económico", faz parte do novo regime de habilitações para a docência, aprovado recentemente pelo Conselho de Ministros, diz o económico.
O que o executivo de Sócrates quer introduzir é a figura do “professor-tutor”, que terá capacidade para leccionar português, matemática, ciências da natureza, história, geografia e expressões, com o apoio de outros docentes especializados.
Os docentes polivalentes terão de ter uma qualificação extra, com um mestrado em ensino.
O novo diploma que regula as habilitações para a docência está agora na Presidência da República onde aguarda promulgação.
Noel Gonçalves
Fonte: Diário Económico de 16/01/07

Sonho Impossível

Sonhar, mais um sonho
impossível
Lutar quando é fácil ceder
Vencer o inimigo invencível
Negar quando a regra é vender
Sofrer a tortura implacável
Romper a incrível prisão
Voar num limite improvável
Tocar o inacessível chão
É minha lei
É minha questão
Virar este mundo
Cravar este chão
Não importa saber
Se é terrível demais
Quantas guerras
terei de vencer
Por um pouco de paz
E amanhã
Se esse chão que eu beijei
For meu leito e perdão
Vou saber que valeu
Delirar e morrer de paixão
E assim,
Seja lá como for,
Vai ter fim
A infinita aflição
E o mundo
Vai ver uma flor
Brotardo impossível chão

Tradução: Chico Buarque


Acreditem que tudo se torna possível, perante estas palavras que nos deliciam.
Entre a entrega de um trabalho e uma frequência... vamos descontraindo...
O poder está em nós.
A música só ajuda.
Beijos
Dalila Gomes

terça-feira, janeiro 16, 2007

nova gestão do blog

Olá colegas,Esta semana, a gestão do blog está ao encargo do grupo
Andreia Pereira
Cristina Pereira
Elsa Castro
Isabel Ribeiro
Sandra Aleixo
Participem ... Uma boa semana de estudo.

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Agradecimentos

Caros colegas,

O grupo da Gestão do Blog, despede-se ,
reconhecendo todos aqueles que participaram.

Gratos pela vossa colaboração!


Márcia Silva, Carminda Silva, Ana Bento, Rui Gomes, Julieta Santos.

domingo, janeiro 14, 2007

Ministério quer generalizar circuitos de vídeovigilância nas escolas

O Ministério da Educação quer generalizar a instalação de sistemas de alarme e circuitos de vídeovigilância nas escolas do ensino básico e secundário, uma medida debatida esta semana com o grupo coordenador do Programa Escola Segura. Além de permitir o controlo das entradas e saídas, os cartões electrónicos — já utilizados em vários estabelecimentos de ensino — permitem também eliminar a circulação de dinheiro nas escolas, uma vez que podem ser carregados com vários montantes, servindo para pagar as refeições na cantina ou o material escolar adquirido na papelaria, por exemplo. Segundo um relatório da PSP, divulgado em Dezembro do ano passado pelo semanário "Expresso", a criminalidade nas escolas portuguesas aumentou 15 por cento no passado ano lectivo. De acordo com o documento, foram efectuadas 46 detenções pelos efectivos do Programa Escola Segura, principalmente por roubo, tráfico de droga, agressões e furtos. Oitenta por cento das 2500 vítimas que registaram queixa são alunos, nove por cento professores e cinco por cento auxiliares, refere o relatório, adiantando que 72 por cento dos suspeitos são estudantes e 20 por cento são pessoas que não pertencem à escola. No final de Novembro do ano passado, o Governo anunciou uma reestruturação do programa Escola Segura, criando uma equipa de missão que, nos próximos três anos, vai avaliar a situação de violência nos estabelecimentos de ensino e propor novas políticas de segurança. Segundo um despacho dos ministros da Administração Interna e da Educação, esta equipa "tem como finalidade principal a concepção, desenvolvimento e concretização de um sistema de segurança nas escolas" até ao final de 2009.
Fonte: Jornal Público de 12 de Janeiro de 2007
Isabel Ribeiro nº29084 1º Ciclo

Caros Professores,

Já está disponível o novo número da 2PONTOS: - a revista dos professores portugueses. Nesta edição abordam-se os temas mais polémicos da actualidade educativa, entre os quais o Estatuto da Carreira Docente, a TLEBS, a Educação Especial e o Processo de Bolonha. No entanto, merece especial destaque a entrevista com o Professor Albano Estrela, da qual se extrai um excelente contributo para a reflexão e discussão sobre os professores, a Escola e os métodos de ensino. Adquira agora o seu número da 2PONTOS:. Se encomendar três ou mais exemplares, não pagará portes de correio. Outra possibilidade é a de aproveitar a campanha de assinaturas que a revista 2PONTOS: está a promover e que serve também para apoiar uma instituição de solidariedade social – ao assinar a revista dos professores portugueses, beneficia do desconto de 20% sobre o preço de capa e está também a contribuir com 1,00 € para a CAIS – Círculo de Apoio à Integração dos Sem-Abrigo. Centro de Apoio ao Professor da Porto Editora. ANA COUTO

Qual é o contributo do Contribuinte?

Caros Colegas:

Tenho a todo o custo falar na temática que, hoje, aqui vou expor. Tenho consciência que o tema a ser abordado sai do âmbito deste blog. No entanto, enquanto espaço de partilha e reflexão gostaria de saber a vossa opinião ou também que reflictam sobre as minhas palavras.
De plena consciência não vou emitir a minha opinião sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez. Tenho certeza que é um tema do foro íntimo de cada um e, neste caso, recorro à máxima popular que diz: “cada cabeça, sua sentença”.

Feitas estas considerações aludo para a seguinte perspectiva:
Enquanto trabalhador e contribuinte para o Orçamento de Estado (quem não trabalha também contribui, através dos impostos indirectos) o Governo está incumbido de gerir a cabimentação proveniente de todos os cidadãos no sentido de potenciar o desenvolvimento e qualidade de vida para todos.

Fico admirado quando o governo fecha Maternidades com o argumento de uma racionalização de custos.
Fico perplexo quando se prepara (estamos a um mês do referendo e já existe uma lista de serviços de saúde convencionados) para comparticipar o aborto.

Conclusão?
O meu contributo como contribuinte é insuficiente para financiar a vida e proporcionar boas condições de assistência a todas as Mulheres e Homens que decidem conceber uma vida.
No entanto, a mesma verba já pode financiar (desculpem a frontalidade) clínicas de aborto.
Será esta uma boa gestão do erário público?
Onde estão as necessárias politicas de Natalidade?

Reflictam e Comentem!

Um abraço,
Noel Gonçalves

Apenas e somente a Língua Portuguesa permite escrever isto

Circula na Internet este texto sintomático, de facto, do título: "Apenas e somente a Língua Portuguesa permite escrever isto"... Digamos que são os pp da Língua Portuguesa Pedro Paulo Pereira Pinto Pires, pequeno pintor, português, pintava portas, paredes, portais. Porém, pediu para parar porque preferiu pintar panfletos. Partindo para Piracicaba, pintou prateleiras para poder progredir. Posteriormente, partiu para Pirapora. Pernoitando, prosseguiu para Paranavaí, pois pretendia praticar pinturas para pessoas pobres. Porém, pouco praticou, porque Padre Paulo pediu para pintar panelas, porém posteriormente pintou pratos para poder pagar promessas. Pálido, porém personalizado, preferiu partir para Portugal para pedir permissão para papai para permanecer praticando pinturas, preferindo, portanto, Paris. Partindo para Paris, passou pelos Pirinéus, pois pretendia pintá-los. Pareciam plácidos, porém, pesaroso, percebeu penhascos pedregosos, preferindo pintá-los parcialmente, pois perigosas pedras pareciam precipitar-se principalmente pelo Pico, porque pastores passavam pelas picadas para pedirem pousada, provocando provavelmente pequenas perfurações, pois, pelo passo percorriam, permanentemente, possantes potrancas. Pisando Paris, permissão para pintar palácios pomposos, procurando pontos pitorescos, pois, para pintar pobreza, precisaria percorrer pontos perigosos, pestilentos, perniciosos, preferindo Pedro Paulo precaver-se. Profundas privações passou Pedro Paulo. Pensava poder prosseguir pintando, porém, pretas previsões passavam pelo pensamento, provocando profundos pesares, principalmente por pretender partir prontamente para Portugal. Povo previdente! Pensava Pedro Paulo... Preciso partir para Portugal porque pedem para prestigiar patrícios, pintando principais portos portugueses. – Paris! Paris! - proferiu Pedro Paulo. – Parto, porém penso pintá-la permanentemente, pois pretendo progredir. Pisando Portugal, Pedro Paulo procurou pelos pais, porém, Papai Procópio partira para a província. Pedindo provisões, partiu prontamente, pois precisava pedir permissão para Papai Procópio para prosseguir praticando pinturas. Profundamente pálido, perfez percurso percorrido pelo pai. Pedindo permissão, penetrou pelo portão principal. Porém, Papai Procópio puxando-o pelo pescoço proferiu: – Pediste permissão para praticar pintura, porém, praticando, pintas pior. Primo Pinduca pintou perfeitamente prima Petúnia. – Porque pintas porcarias? – Papai – proferiu Pedro Paulo –, pinto porque permitiste, porém, preferindo, poderei procurar profissão própria para poder provar perseverança, pois pretendo permanecer por Portugal. Pegando Pedro Paulo pelo pulso, penetrou pelo patamar, procurando pelos pertences, partiu prontamente, pois pretendia pôr Pedro Paulo para praticar profissão perfeita: pedreiro! Passando pela ponte precisaram pescar para poderem prosseguir peregrinando. Primeiro, pegaram peixes pequenos, porém, passando pouco prazo, pegaram pacus, piaparas, pirarucus. Partindo pela picada próxima, pois pretendiam pernoitar pertinho, para procurar primo Péricles primeiro. Pisando por pedras pontudas, Papai Procópio procurou Péricles, primo próximo, pedreiro profissional perfeito. Poucas palavras proferiram, porém prometeu pagar pequena parcela para Péricles profissionalizar Pedro Paulo. Primeiramente Pedro Paulo pegava pedras, porém, Péricles pediu-lhe para pintar prédios, pois precisava pagar pintores práticos. Particularmente Pedro Paulo preferia pintar prédios. Pereceu pintando prédios para Péricles, pois precipitou-se pelas paredes pintadas. Pobre Pedro Paulo, pereceu pintando... Permita-me, pois, pedir perdão pela paciência, pois pretendo parar para pensar... Para parar preciso pensar. Pensei. Portanto, pronto, pararei. (E achamos nós o máximo quando conseguimos dizer: “O Rato Roeu a Rica Roupa do Rei de Roma”!...)
Este texto está escrito em Português do Brasil e revela as potencialidades da nossa Língua. Isto, é só um exemplo daquilo que podemos fazer com a Língua Portuguesa, a partir daqui é possível criar muito mais...
Lanço o seguinte desafio: escrevam um texto semelhante, mas mais sucinto e usando outra letra...
Beijos
Dalila Gomes

Sindicatos lamentam promulgação do Estatuto da Carreira Docente

O Presidente da República promulgou a revisão do Estatuto da Carreira Docente, um dos diplomas considerados estruturantes pelo Governo na área da educação, o qual merece a oposição de todos os sindicatos do sector. As duas maiores federações sindicais de professores lamentaram hoje a promulgação pelo Presidente da República, Cavaco Silva, do novo Estatuto da Carreira Docente, mas prometeram manter a luta contra o diploma, nomeadamente através da Assembleia da República.
Na minha perspectiva, isto foi mais um dos sinais claros de prepotência do Governo que quase recusou o necessário processo negocial bem como ignorou todos os protestos e reivindicações dos Profissionais da Educação.

Fonte: Público (2007-01-10)

Um abraço,
Noel Gonçalves