Didáctic@ da Língua em Rede - Ensino Básico 1º Ciclo

domingo, janeiro 14, 2007

Ministério quer generalizar circuitos de vídeovigilância nas escolas

O Ministério da Educação quer generalizar a instalação de sistemas de alarme e circuitos de vídeovigilância nas escolas do ensino básico e secundário, uma medida debatida esta semana com o grupo coordenador do Programa Escola Segura. Além de permitir o controlo das entradas e saídas, os cartões electrónicos — já utilizados em vários estabelecimentos de ensino — permitem também eliminar a circulação de dinheiro nas escolas, uma vez que podem ser carregados com vários montantes, servindo para pagar as refeições na cantina ou o material escolar adquirido na papelaria, por exemplo. Segundo um relatório da PSP, divulgado em Dezembro do ano passado pelo semanário "Expresso", a criminalidade nas escolas portuguesas aumentou 15 por cento no passado ano lectivo. De acordo com o documento, foram efectuadas 46 detenções pelos efectivos do Programa Escola Segura, principalmente por roubo, tráfico de droga, agressões e furtos. Oitenta por cento das 2500 vítimas que registaram queixa são alunos, nove por cento professores e cinco por cento auxiliares, refere o relatório, adiantando que 72 por cento dos suspeitos são estudantes e 20 por cento são pessoas que não pertencem à escola. No final de Novembro do ano passado, o Governo anunciou uma reestruturação do programa Escola Segura, criando uma equipa de missão que, nos próximos três anos, vai avaliar a situação de violência nos estabelecimentos de ensino e propor novas políticas de segurança. Segundo um despacho dos ministros da Administração Interna e da Educação, esta equipa "tem como finalidade principal a concepção, desenvolvimento e concretização de um sistema de segurança nas escolas" até ao final de 2009.
Fonte: Jornal Público de 12 de Janeiro de 2007
Isabel Ribeiro nº29084 1º Ciclo

1 Comments:

  • De facto urge que se tomem medidas mais concretas e eficazes no sentido de derrotar certos comportamentos que têm vindo a ser adoptados por inúmeros alunos,mormente por, pela figura do professor, já não se ter respeito. As políticas educacionais e, consequentemente, os alunos têm vindo a desprestigiar a função do professor, facto que despolota comportamentos desviantes vários, sob os quais pode controlar-se muito pouco, ou mesmo , nada. O poder tem que ser devolvido aos professores e penso que foi esta perda gradual, que duns lados e doutros foi emanada, que levou a esta desorganização comportamental total, sem fim aparente à vista!
    JOANA FIGUEIREDO

    By Anonymous Anónimo, at 20/1/07 22:56  

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