Didáctic@ da Língua em Rede - Ensino Básico 1º Ciclo

quinta-feira, outubro 26, 2006

Nos olhos das crianças vê-se...

Gostaria de partilhar com vocês este poema, uma vez que ele fala sobre crianças e nós como docentes do 1º ciclo, iremos pela vida fora, acompanhar as crianças. Como o próprio poema refere " elas hão-de crescer e ser os homens de algum dia"! Nós seremos responsáveis por esse crescimento.

Afonso Lopes Vieira
Leiria,1878 - 1946

Nos grandes olhos das crianças vê-se...

Nos grandes olhos das crianças vê-se
o infinito em flor desabrochar!
E rezo agora a minha prece.
Falar de crianças, é rezar.

Oh!pensar que elas hão-de crescer
e ser os homens de algum dia!
Pensar que toda esta alegria
se enflora agora para mais não ser!

Mas que pena, meu Deus, que as crianças
não fiquem toda a vida assim,
enchendo a Terra de risos e esperanças,
florindo a nossa vida até ao fim!

Oh!pensar que elas hão-de crescer,
tudo nelas mudaram quando se vê,
e hão-de, como nós, saber sofrer,
e ser homens - ser maus, que o mesmo é...

A noite cai, mal amanhece
O dia vai, para não voltar...
Nos grandes olhos das crianças vê-se
O infinito em flor desabrochar.

Carla Resende

Dia da Alimentação

No passado dia 16 de Outubro comemorou-se o Dia da Alimentação. Iniciativas várias nas escolas assinalara o dia e foram também notícia na comunicação social…
Nesta data, muito se falou em alimentação, em hábitos alimentares saudáveis e no contrário. Infelizmente, estudos vários fizeram que a OMS – Organização Mundial de Saúde – considere a obesidade como a epidemia do século XXI…Reparem não é a sida, não é cancro… É a obesidade!
Em Portugal a situação é igualmente preocupante, em idade escolar 3 em cada dez crianças estão obesas. Deveras preocupante!
Preocupante é verificar o comportamento de adultos e crianças às compras…
Percebe-se que as crianças são alvo fácil das técnicas de marketing: brindes juntamente com alimentos, embalagens de cor apelativas, entre outros….Triste é constatar que os adultos se deixem também influenciar … Será por comodismo ( é preferível comprar embalagens pack de bolachas, bolicaos, do que fazer diariamente um pão com queijo) ou será por ignorância ?
Como futuros professores, iremos ter um papel fundamental na educação para a saúde em particular no que respeita a hábitos alimentares. Talvez seja pertinente começar a trabalhar as crianças neste sentido, fazendo-as mudar nos seus hábitos alimentares.

Sara Monteiro

Dia Internacional das Bibliotecas



No dia vinte e três de Outubro comemora-se o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares.
Segundo dados oficiais, em Portugal cerca de 432 mil alunos do 1º ciclo ainda não têm ao seu dispor uma biblioteca. Todavia, estou certa que muito entretanto se tem feito mas muito mais tem ainda de ser feito.
Quando penso em biblioteca penso num espaço onde encontro livros mas, nos dias de hoje, uma biblioteca será apenas isso? Não! Claro que não…Hoje, a biblioteca é mais do que um espaço onde se encontram livros. Actualmente, a biblioteca da escola deve ser também um espaço multidisciplinar onde se encontram os diversos recursos multimédia com que o aluno enriquece o seu conhecimento.
Pensando em bibliotecas a minha mente faz uma associação de pensamentos: hábitos de leitura…Todos conhecemos o saber popular “Quem quer saber deve viajar ou ler…”.
Ora se as viagens não são acessíveis a todos, o ler deve ser!
Mas como podem os nossos alunos criarem e desenvolverem hábitos de leitura se os adultos que os rodeiam não são disso exemplo?
Uma criança vai gostar de ler se os pais também o fizeram; numa primeira fase da sua vida, lendo-lhes histórias. Numa outra etapa da vida, a criança, já aluno, vai gostar de ler se ao seu lado também o fizerem…Quer pais quer professores. Como futuros professores façamos um exame de consciência: nos últimos três meses quantos livros leu?
Pela sua resposta poderá avaliar o exemplo que será para os seus alunos!

Sara Monteiro

www.educinformacao.blogspot.com

Olá colegas.
Sou vossa colega, não de curso, mas de Faculdade e já partilhei com alguns de vocês bons momentos e, aos quais considero saudável continuar a partilhar.
Já à muito tempo que estava curiosa por conhecer este blog. Agora que surgiu a oportunidade, venho acrescentar que é tão ou mais interessante que o blog dos Educadores de Infância do 4º ano.
Antes de mais gostava de agradecer "áquele" que olha e vê a nossa Língua (Língua Portuguesa)como um Património, como um Bem Único e Digno de divulgação para todo o nosso povo. Esta enorme vontade do Mestre José Couto, no meu ponto de vista, transmite entusiasmo, união, partilha e cooperação entre todos os formadores sob o nível de Educação.
Espero que continue, porque esta Língua não tem fim!...
Assim como eu tive a curiosidade de vir conhecer este blog, acho pertinente darem, sempre que puderem, o vosso testemunho no nosso e "no vosso" blog.Para quem o quiser visitar:
www.educinformacao.blogspot.com

Porque afinal de contas estamos no mesmo barco…

Vânia Leal

Espinho Promove a Leitura para Crianças


A Associação dos Professores de Português (APP) desafiou a autarquia de Espinho e a Biblioteca Municipal a oferecer livros "aos seus bebés", um livro a todos os bebés nascidos, cujos pais vivam no concelho, como forma de promover a leitura.

A entrega dos livros aos pais dos bebés será feita após a inscrição da criança na Biblioteca Municipal de Espinho após o registo da mesma no registo civil, a quem será dado o cartão único da REDE DE BIBLIOTECAS DE ESPINHO.


Dalila Gomes

quarta-feira, outubro 25, 2006

Uma excelente sugestão...









Amar depois de amar-te” é um livro cuja a autora é Fátima Lopes.
Conta três histórias diferentes de três mulheres com vidas francamente distintas, mas com algo em comum: descobrir a felicidade.
São histórias reais, por isso, me suscitou curiosidade em ler este livro. Confesso que uma delas me emocionou bastante, o que não é difícil, pois a autora escreve de uma forma claramente emotiva.
Neste livro estão presentes vários sentimentos como a paixão, a alegria e a dor. Há experiências boas e relações falhadas, mas no fim de tudo há o nascer de novo, há a tentativa de reconstrução e do amar depois de amar.

Márcia Isabel.

Tertúlia com a Escritora Anabela Mimoso




No dia 23 do corrente mês, fomos surpreendidos por uma inesperada visita. Tivemos a oportunidade de conferenciar com a escritora Anabela Mimoso. Tal encontro, revelou-se profícuo pois o debate gerado primou por um carácter intimista onde as palavras fluiram ao sabor das emoções e sensações próprias do criador artístico.
Escrever é muito mais que escrever. É acima de tudo, a actividade de condicionamento de um conjunto de vivências e projecções na qual a escritora se envolve na sua totalidade.
Porém, esta dialéctica afigura-se como algo de complexo sendo necessário "ouvir o tlintar dos copos" para acertar com a sonoridade e a palavra mais adequada. Elabora-se assim uma incessante procura do perfeito que é sempre (parcialmente) desmoronado numa 2.ª edição.
Ficamos a saber que os tesouros que tanto almejamos podem-se situar ao nosso lado ou mesmo debaixo da cama de um qualquer rei.
Nesta busca do tesouro, Anabela Mimoso deu-nos a lição da persistência e da vontade anímica para cada um, no seu íntimo, alcance os seus mais profundos sonhos.
Gestores do Blog

terça-feira, outubro 24, 2006

Um por todos, todos por um!


Porque a Partilha, a Amizade e a Inter-ajuda são valores que devemos cultivar, fica aqui o desafio de os colegas do 1.º Ciclo a partilharem os seus temas e bibliografias, e demais ajudas para a elaboração da Memória Final.
Deste modo, lança-se este espaço destinado a atenuar mentes angustiadas e ansiosas. Porque a ajuda nunca é demais, fica em aberto a possibilidade de pedirem ajuda e simultaneamente ajudarem.
Pois a vida é um fluído de dar e receber...

Gestores do Blog

Debater o Estado da Educação

Toda a opinião conta em:
www.debatereducacao.pt

Rui Gomes

Trava-línguas

Caros colegas, lembrando a aula em que o Professor Couto falou de trava-linguas e em sinal de coadjuvação com colegas que estejam a tratar este tema no trabalho de grupo, aqui se encontram alguns.
Como acho engraçado este tipo de exercícios e também bem úteis no aperfeiçoamento da pronúncia, investiguei um pouco e decidi publicar os que mais me chamaram à atençao. Vamos ver quem consegue pronunciá-los na perfeição?!


- O original nunca se desoriginou e nem nunca se desoriginalizará.

- Os barcos que partem dos portosos próprios são postos à prova pelas intempéries.

- A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.

- Se o Bispo de Constantinopla a quisesse desconstantinoplatanilizar não haveria desconstantinoplatanilizador que a desconstantinoplatanilizasse desconstantinoplatanilizadoramente.

- O tempo perguntou ao tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu ao tempo que não tem tempo pra dizer ao tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem

- Há quatro quadros três e três quadros quatro.
Sendo que quatro destes quadros são quadrados,
um dos quadros quatro e três dos quadros três.
Os três quadros que não são quadrados,
são dois dos quadros quatro e um dos quadros três.

- Era uma vez um caçador,furunfunfor, triunfunfor, misericuntor;E foi à caça,furunfunfaça, triunfunfaça, misericuntaça;E caçou um coelho,furunfunfelho, triunfunfelho, misericuntelho;E levou-o a uma velha,furunfunfelha, triunfunfelha, misericuntelha.

- Sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que não sabes e o que não sabemos, ambos saberemos se somos sábios,sabidos ou simplesmente saberemos se somos sabedores.

- Num ninho de mafagafos,cinco mafagafinhos há! Quem os desmafagafizar, um bom desmafagafizador será.

- Tenho um ninho de malfamagrifos com cinco malfamagrifinhos; cada vez que vai a malfamagrifa dar mama aos malfamagrifinhos, fazem tal malfamagrifada, que até a malfamagrifa fica toda atormentada.

- Não confunda ornitorrinco com otorrinolaringologista, ornitorrinco com ornitologista, ornitologista com otorrinolaringologista, porque ornitorrinco é ornitorrinco, ornitologista é ornitologista e otorrinolaringologista é otorrinolaringologista.

- Disseram que na minha rua há paralelepípedos feitos de paralelogramos. Seis paralelogramos têm um paralelepípedo. Mil paralelepípedos têm uma paralelepipedovia. Uma paralelepipedovia tem mil paralelogramos. Então uma paralelepipedovia é uma paralelogramolândia?

E para finalizar, o verbo Tagarelar no Futuro do Pretérito
- Eu tagarelaria
- Tu tagarelarias
- Ele tagarelaria
- Nós tagarelariamos
- Vós tagarelarieis
- Eles tagarelariam.

Vera Rodrigues

domingo, outubro 22, 2006

A Fada Oriana

O professor sugeriu que escolhêssemos um livro infantil.
Eu optei pela Fada Oriana. As razões da minha escolha prendem-se pelo facto de ter uma filha. No dia anterior à aula, eu seleccionei o livro da Fada Oriana, casualmente, e li à minha filha a história intitulada " A Rainha das Fadas".
Este tipo de texto é do agrado das crianças, pois retrata a história de uma fada boa, à qual é proposta uma missão: tomar conta da floresta.
Eu penso que é uma leitura agradável e acessível e que incute nos leitores valores morais.
Assim sendo, a leitura da Fada Oriana recomenda-se!

Carla Resende

Ensinar as crianças a melhorar a sua segurança na Web


A Internet pode ser um excelente local para as crianças aprenderem, estarem entretidas, conversarem com amigos da escola ou, simplesmente, para relaxarem e explorarem. Mas, tal como no mundo real, a World Wide Web pode ser perigosa para as crianças. Antes as autorizarmos a utilizar a Internet sem a nossa supervisão, devemos certificar-nos de que estabelecemos um conjunto de regras com que todos concordem.

Seguem-se algumas ideias acerca do que devemos falar com as crianças para ensiná-las a utilizar a Internet em segurança:

- Encorajar as crianças a partilhar as suas experiências na Internet connosco. Utilizar a Internet juntamente com elas;
- Deixar bem claro que nunca deverão revelar o seu endereço, número de telefone, ou outras informações pessoais, tais como, que escola frequenta, ou os locais para onde gostam de ir brincar;
- Ensinar que, na Internet, a diferença entre certo e errado é a mesma que no mundo real;
- Ensinar como respeitar as outras pessoas online. Devemos certificar-nos de que elas têm a consciência de que as regras do bom comportamento não se alteram só pelo facto de estarem a comunicar através de um computador;
- Insistir para que respeitem a propriedade das outras pessoas online. Explicar-lhes que fazer cópias ilegais do trabalho de outras pessoas - música, vídeo jogos e outros programas - é considerado roubo;
- Dizer que nunca deverão encontrar-se pessoalmente com alguém que conheceram online.
- Explicar-lhes que os amigos feitos online podem não ser quem dizem ser;
- Ensinar que nem tudo o que lêem ou vêem online é verdade. Encoraja-las a esclarecerem as suas dúvidas connosco.

Como professores devemos controlar a actividade online das nossas crianças com software avançado para a Internet. Os controlos para restrição de acesso podem ajudar-nos a filtrar conteúdos inadequados, monitorizar os sites que as crianças visitam e descobrir o que fazem nesses sites.
Mas nunca é demais lembrar, que isto deve ser um trabalho contínuo e conjunto com os pais, até porque nem todas as crianças têm acesso a Internet nas suas escolas, mas têm em casa.



Fátima Patrícia Oliveira

Google for Educators

Google for Educators!Google aproxima professores e tecnologias através de novo site! O início do ano lectivo já foi há quase um mês mas só agora o Google anunciou a sua nova aposta, o Google for Educators, um site dedicado aos professores que querem incluir no seu plano de aulas aplicações como o Google Earth e o Blogger, entre outras.

A página inclui vídeos, planos de aplicação, links para treino e programas piloto para os professores que querem aprender mais sobre tecnologias, em Inglês. São incluídos guias de utilização para doze aplicações – incluindo as já referidas –, designadamente, o Book Search, Google Maps, Google Video, serviço de partilha de fotos Picasa, Google Docs & Spreadsheets, entre outros.

O Google for Educators representa um esforço da companhia norte-americana para responder às concorrentes Microsoft e Yahoo, que têm vindo a desenvolver projectos semelhantes na área da educação. A empresa de Bill Gates abriu recentemente a Escola do Futuro em Filadélfia, uma instituição de ensino onde as novas tecnologias são o ponto de referência. Com esta iniciativa o Google estende ainda mais os horizontes da empresa a outros sectores. É de recordar que no início desta semana a empresa adquiriu o YouTube, o serviço de partilha de vídeos on-line com maior audiência no momento.
Fonte: Sapo TEK

Susana Lourenço

PortoCartoon

O PortoCartoon está mais internacional.

Quatro exposições em simultâneo:

-França
St JUST LE MARTEL
25 ème Salon International
du Dessin de Presse et d'Humour
de 29 de Setembro até 8 de Outubro.

- Brasil
SÃO PAULO
33º Salão Internacional
de Humor de Piracicaba
até 15 de Outubro.

- Lisboa VII PortoCartoon
Átrio do Ministério das Finanças
até 10 de Outubro.

- Porto VIII PortoCartoon
No Museu Nacional da Imprensa
até 31 de Dezembro.


JN, 2006.10.15

Dalila Gomes