Didáctic@ da Língua em Rede - Ensino Básico 1º Ciclo

quinta-feira, outubro 26, 2006

Dia da Alimentação

No passado dia 16 de Outubro comemorou-se o Dia da Alimentação. Iniciativas várias nas escolas assinalara o dia e foram também notícia na comunicação social…
Nesta data, muito se falou em alimentação, em hábitos alimentares saudáveis e no contrário. Infelizmente, estudos vários fizeram que a OMS – Organização Mundial de Saúde – considere a obesidade como a epidemia do século XXI…Reparem não é a sida, não é cancro… É a obesidade!
Em Portugal a situação é igualmente preocupante, em idade escolar 3 em cada dez crianças estão obesas. Deveras preocupante!
Preocupante é verificar o comportamento de adultos e crianças às compras…
Percebe-se que as crianças são alvo fácil das técnicas de marketing: brindes juntamente com alimentos, embalagens de cor apelativas, entre outros….Triste é constatar que os adultos se deixem também influenciar … Será por comodismo ( é preferível comprar embalagens pack de bolachas, bolicaos, do que fazer diariamente um pão com queijo) ou será por ignorância ?
Como futuros professores, iremos ter um papel fundamental na educação para a saúde em particular no que respeita a hábitos alimentares. Talvez seja pertinente começar a trabalhar as crianças neste sentido, fazendo-as mudar nos seus hábitos alimentares.

Sara Monteiro

2 Comments:

  • Sara concordo contigo quando referes que é necessário começarmos a estar mais sensíveis quanto à educação alimentar das nossas crianças. Mas não deixo de dizer que as acções de sensibilização a este nível já se vão multiplicando, apesar de, para mim, estas acções deverem começar tendo como público alvo, primeiramente, os encarregados de educação!Porque as crianças sabem bem qual o tipo de alimentos que devem consumir e os pais conhecem-nos também!O problema reside, realmente nas estratégias de marketing utilizadas para convencer de forma errante tudo e todos. E por vezes é, de facto, bem mais fácil comprar uma colecção de chipicaos para os meninos levarem para a escola como lanche, do que levantar 5 minutos mais cedo para preparar um pão com manteiga, tão mais benéfico!Vejo esta realidade no local onde estou a estagiar. Numa turma de 23 alunos, apenas 4 ou 5 levam como lanche da manhã pão. Confesso que me senti um pouco chocada quando observei semelhante situação!Mas reparar na satisfação com que uns comem pão e outros comem "CALORIAS" isso ainda é mais arrepiante,MAS...
    NO MEU TEMPO NÃO ERA NADA DISTO...
    JOANA FIGUEIREDO

    By Anonymous Anónimo, at 26/10/06 21:24  

  • Joana, o teu tempo era muito diferente da realidade dos nossos dias. Hoje as crianças são vítimas de um sistema social que valoriza o ter e o não ser(muitas crianças para não serem excluidos e mal vistas consomem determinados produtos só porque estão na moda) e o consumo e não as ideias. A título exemplificativo, quantos centros comerciais havia no teu tempo? Acho que a resposta é nenhum....
    Concordo contigo quando dizes que se deve sensibilizar os pais mas nós como futuros professores podemos e devemos fazer muito mais, e uma das soluções é fomentar/desenvolver nos nossos alunos uma consciência crítica. É fundamental pois desta forma eles não vão ser manipulados por uma qualquer estratégia de markting, não vão ser controlados por uma sociedade consumista. Desta forma, os alunos vão reflectir, pensar no que é melhor para si e neste caso quais os alimentos que devem consumir e que eles necessitam...e não andar ao sabor de modas e de anúncios televisivos.

    André

    By Anonymous Anónimo, at 27/10/06 16:05  

Enviar um comentário

<< Home