Número de matrículas quadruplicou no pré-escolar e superior em 30 anos
O número de alunos matriculados no ensino pré-escolar e no superior em Portugal mais do que quadruplicou nos últimos 30 anos, registando-se também um aumento das inscrições no secundário, uma tendência contrária à verificada no básico.
De acordo com um relatório estatístico dos últimos 30 anos do ensino em Portugal, apresentado hoje, em Lisboa, no ano lectivo 1977/78 havia menos de 65 mil alunos matriculados no pré-escolar, sendo que no presente ano lectivo estão registados mais de 263 mil.
Um abraço,
Noel Gonçalves
Fonte: Agência Lusa
1 Comments:
Esta notícia reflecte a melhoria das condições de vida a todos os níveis registado no nosso País nas últimas três décadas ou após o 25 de Abril, se preferirem.
No entanto, outro fenómeno estará na base do decréscimo das inscrições no 1º Ciclo e prende-se com a emancipação da mulher e de todos os pressupostos acarretados por este facto. A mulher actual já não é mais a eterna dona de casa que só serve para cuidar da casa e dos filhos.
A escalada de custos associada à criança actual, o planeamento familiar, as dificuldades orçamentais derivadas da crise serão outros factores que ditam a descida da Taxa de Natalidade e consequente descida das inscrições nas escolas de 1º Ciclo. Os professores também terão de pagar o preço desta factura...
Sérgio Sousa
By
Anónimo, at 2/2/07 14:33
Enviar um comentário
<< Home