Didáctic@ da Língua em Rede - Ensino Básico 1º Ciclo

quarta-feira, dezembro 27, 2006

Agressões a professores

A Escola actual comporta alunos, funcionários e docentes oriundos de meios totalmente distintos. Não pretendo realizar aqui um levantamento estatístico do número de agressões a professores em Portugal. Afirmo apenas que esse número é crescente, podendo consultar-se tanto o Ministério da Educação como os Sindicatos da classe docente. A actual Ministra da Educação revela os habituais pruridos em tratar este assunto, pois há muito que temas deste género não são "politicamente correctos". Quando uma recente reportagem televisiva mostrou violência em escolas, essa reportagem foi criticada por ter desrespeitado a privacidade dos agressores. Quem respeita os agredidos? E as faces dos agressores não eram visíveis, na reportagem. Estranha a referida preocupação. Com o advento e valorização da abordagem multicultural esquecemos muitas vezes que nem tudo é válido apenas porque é diferente.

Fonte: Maria Gabriel Cruz; Jornal "a Página" , ano 15, nº 162, Dezembro 2006, p. 40.
Maria João Ferreira

1 Comments:

  • Acho óptimo a Maria João, nossa colega de turma, ter trazido para o blog esta notícia porque infelizmente é o que se verifica na nossa realidade.
    Há quem defenda a pessoa que é agredida como também quem não faça nada para condenar e descobrir o agressor.Penso que muitas vezes a nossa jústiça age eficazmente nestas situações.No contexto escolar, nota - se constantemente casos de alunos que agridem professores, estes encontram - se assustados e normalmente não têm segurança para continuar seu trabalho.Os alunos não têm princípios, normas, valores que seguem de forma correcta e os pais não dão a educação e a atenção devida às crianças.Variadas vezes, visualiza - se que os pais apoiam os seus filhos!E não permitem que os seus filhos, quando são agressores,que apareçam nas reportagens.Constantemente, os pais protegem os filhos, quando eles chegam a casa e mentem para conseguir o apoio deles e, por isso, os pais viram - se de forma agressiva em relação aos professores por comportamentos errados que eles acham que os docentes tiveram com seus filhos!Mentira ou verdade, isso só os professores e as próprias crianças podem saber!

    By Anonymous Anónimo, at 1/1/07 21:22  

Enviar um comentário

<< Home