Didáctic@ da Língua em Rede - Ensino Básico 1º Ciclo

terça-feira, novembro 28, 2006

Crianças argentinas receberão educação sexual nas escolas a partir dos 5 anos

As crianças argentinas receberão educação sexual obrigatória nas escolas públicas e privadas, tanto laicas como religiosas, desde os cinco até aos 17 anos. É uma imposição de uma nova lei que será aplicada gradualmente nos próximos quatro anos e que foi criticada pela igreja.É a primeira norma deste tipo a vencer na Argentina, uma vez que todas as tentativas anteriores abortaram pela resistência de grupos conservadores católicos, a religião maioritária no país.

Fonte: AFP; Jornal "a Página", ano 15, nº 161, Novembro 2006, p. 19.


Gostava de saber a vossa opinião sobre a educação sexual… Qual a melhor idade escolar para o fazer? Ou melhor a escola deverá se preocupar com a educação sexual? É importante? Porquê?
Maria João

2 Comments:

  • Educação sexual a partir dse qundo? Desde sempre. Os pais são os primeiros e mais importantes responsáveis, neste domínio. Encarar uma das realidades mais fundamentais da vida e do ser sexuado de cada um de nós, com naturalidade e objectividade, sem tabus. Desde a mais tenra idade, conversar, escutar, resolver conflitos, dúvidas, com recurso, se necessário a informação de natureza anatómica. A formação nesta área também depende, e muito, dos nossos laços, conversas e sentimentos expressos com os amigos e amigas, ao longo de toda a vida.
    Um abraço

    By Anonymous Anónimo, at 29/11/06 09:19  

  • Concordo com o professor Couto e pouco tenho a acrescentar...
    Espero que mentalidades como aquela em que fui educada já estajam "banidas", pois nessa altura era assunto tabu e tudo o que se aprendia era fora de casa.
    Não há local nem hora especifica para a educação sexual, ela deve surgir naturalmente de modo a promover o crescimento saudável da criança. E antes da criança contactar com o professor, contacta com os pais e devem ser estes os principais educadores.
    Beijos
    Dalila Gomes

    By Anonymous Anónimo, at 29/11/06 22:44  

Enviar um comentário

<< Home