A Expressão Dramática no 1º Ciclo
Tal como foi dito nas aulas, é importante lançar os temas dos trabalhos antes das apresentações. Neste sentido, gostaríamos que partilhassem opiniões e sugestões sobre o tema: “A Expressão Dramática no 1º Ciclo”. É uma área muito interessante, para abordar na sala de aula, articulando também conteúdos de língua portuguesa.
Porém, muitas vezes os professores não se dão conta o quanto é fundamental para a aprendizagem da criança e na formação da personalidade, potenciando aspectos fundamentais na vida do indivíduo. Gestoras do blog
Porém, muitas vezes os professores não se dão conta o quanto é fundamental para a aprendizagem da criança e na formação da personalidade, potenciando aspectos fundamentais na vida do indivíduo. Gestoras do blog
3 Comments:
Os professores devem promover actividades de expressão dramática na escola por várias razões.
Numa 1ª instância esta prática criativa afirma-se como um espaço de aprendizagem(pode-se mobilizar saberes, aptidões e potncialidades) e também de, na escola, os recursos humanos não faltarem pois os alunos possuem uma criatividade e uma disponibilidade pronta a ser canalizada para alguma proposta que os motive.
Infelizmente a expressão dramática no 1º ciclo muitas vezes, ou quase sempre, só é realizada para marcar calendário, nas festas de Natal ou nos finais de ano lectivo. Ou seja, a escola não assume a expressão dramática como um instrumento de formação( um instrumento de descoberta das capacidades individuais e de grupo), como um espaço de diálogo e de experimentação, priviligiando-se todo o processo de aprendizagem.
André
By
Anónimo, at 20/11/06 23:21
Na minha óptica, a Expressão Dramática é uma excelente forma de colocar os alunos em interacção quebrando-se barreiras afectivas que possam existir entre eles.
Da experiência que tenho, posso garantir que os alunos adoram a arte de dramatizar embora, nestas idades, a dose de improvisação seja bastante notória. No entanto, não julgo que o improviso assuma carácter penalizador até porque incute nos alunos o desenvolvimento de destreza e fluídez mental para o praticarem. Uma grande vantagem do texto dramático prende-se com a consciência da sua duplicidade: texto e espectáculo. Ler 1 texto dramático é, também, tornarmo-nos "encenadores", isto é, criadores do espectáculo teatral...
Sérgio Sousa
By
Anónimo, at 21/11/06 16:40
A meu ver a expressão dramática é uma daquelas áreas que é transversal a todas as outras. Com facilidade, e se pensarmos bem em formas de a implementar, poderemos desenvolvê-la com sucesso e apelando à capacidade expressiva da criança a níveis vários.É, portanto, uma abordagem que não deve ser descurada, mas à qual muitos professores continuam a fugir por não lhe encontrarem qualquer utilidade. É PENA!!
Congratulo a iniciativa de fazer com que o tema já entre minimamente debatido em sala de aula. Considero de extrema importância podermos apresentar um trabalho acerca do qual já tenhamos colhido algumas ideias pré-concebidas do público para podermos partilhá-las ou reformulá-las.
JOANA FIGUEIREDO
By
Anónimo, at 21/11/06 22:19
Enviar um comentário
<< Home