Didáctic@ da Língua em Rede - Ensino Básico 1º Ciclo

quarta-feira, novembro 15, 2006

Língua e Interdisciplinaridade com as Expressões

Olá turma! Em continuação da temática discutida na última aula de
E.C.Linguistica e Didáctica da Língua Materna II, o grupo de
trabalho, lança as seguintes questões:

Que importância tem a interdisciplinaridade no 1º ciclo?
Será uma metodologia? Ou uma estratégia?

Sobre a história da " Anita e o Curso de Culinária " gostariamos que
apresentassem estratégias e actividades para desenvolver numa sala
de aula, tratando as áreas de Língua Portuguesa e Expressões,
nomeadamente: musical, físico - motora, dramática e plástica.

E sobre as Expressões? Deverão ser um ponto de partida para um novo
conteúdo/tema ou serão apenas uma forma de consolidação?

Participem, discutam e dêem a vossa opinião!

O Grupo: Carla Resende, Filipa Gonçalves, Juliana Santos, Márcia
Marques, Sara Monteiro.

11 Comments:

  • Encaro a interdisciplinaridade como essencial à eficácia do processo ensino-aprendizagem.
    A complexidade presente em qualquer área, até mesmo no quotidiano é evidente. Logo, não se poderá encarar a Educação – vivência e preparação para a vida – de outra maneira.
    Nesta linha, considero a interdisciplinaridade como uma metodologia a aplicar sempre e de forma natural.
    Será, no entanto, necessário desenvolver diversas estratégias para a implementar. Partir da leitura de um livro (como fizeram) é uma delas.
    Parece-me que a área das expressões façam mais sentido como consolidação de conhecimentos. No entanto, irá depender muito das actividades e objectivos a atingir.

    Seguindo a sugestão, deixo aqui algumas actividades de abordagem interdisciplinar, a realizar depois da leitura e interpretação (oral e escrita) do texto:
    1. Pesquisa e recolha de receitas típicas (mediante o país de origem das crianças).

    2. Partindo de uma receita: elaborar uma lista de necessidades (quer dos utensílios, quer dos produtos); Cada aluno traz um ou dois produtos/utensílios: discutir preços, quantidades e constituintes; discutir ainda regras de segurança e higiene a ter na cozinha; elaborar a receita, seguindo os diferentes paços; decorar o ‘prato’ e dividir o alimento por todos.

    3. Construir uma caixa de aromas e cores: associar os alimentos aos diversos paladares (doce, amargo, ácido, subtil, intenso…) e estabelecer comparações.

    4. Construir, com pasta de moldar, diferentes alimentos separando-os por categorias – roda dos alimentos.

    5. Elaborar pequenos enigmas referentes a alimentos e utensílios de cozinha.

    Parece-me que muitos objectivos de diferentes áreas poderão ser aqui atingidos e mais do que isso muitas competências seriam certamente desenvolvidas.
    Uma das maiores vantagens que encontro na interdisciplinaridade é o veradadeiro desenvolvimento do saber-fazer.

    Um sorriso,
    Inês Martins

    By Anonymous Anónimo, at 15/11/06 17:05  

  • Correcção: "Parece-me que a área de expressões FAÇA mais sentido..."; "elaborar a receita, seguindo os diferentes passos" (esta foi de palmatória).

    By Anonymous Anónimo, at 15/11/06 17:11  

  • Obrigada Inês por partilhares connosco a tua opinião. Devo dizer que as tuas sugestões foram muito originais e perfeitamente aplicáveis aos nossos alunos.
    A interdisciplinaridade é uma temática que me interessa bastante. Penso que este "termo" será uma metodologia, uma vez que, todos os professores tentam implementá-la na sala de aula. No entanto, e tal como tu referiste é necessário encontrar estratégias para a desenvolver de uma forma coerente e para que se consiga atingir os objectivos que se pretende.

    Sara Monteiro

    By Anonymous Anónimo, at 15/11/06 17:32  

  • Eu julgo que a interdisciplinaridade deverá ser encarada como um atenuador de eventuais deficuldades que um tema possa suscitar nos alunos. Uma característica inerente a este fenómeno é a da inovação bem como a possibilidade de captar um m aior indíce de atenção por parte de alunos geralmente desatentos. Desta forma, por via da interdisciplinaridade, os conteúdos serão interiorizzados por via de alternativas ao processo vulgar de ensino que não interdisciplina as diversas disciplinas. E como a Escola tem a missão de preparar os alunos para a vida...

    Quanto às actividades que poderia propor a partir da leitura e análise do referido texto:

    1- Realização de uma visita de estudo a uma escola de hotelaria para possibilitar às crianças o contacto directo com uma cozinha industrial e para dialogarem com os verdadeiros "especialistas" na matéria. Esta actividade visa também a inspiração dos alunos;

    2- Elaboração de um diálogo que visasse o levantamento de normas de segurança e higiene a ter na cozinha;

    3- Poder-se-ia, também, criar o "Canto da Cozinha" ou o "Canto do Restaurante" que serviria para fazer pequenas dramatizações e simulações em redor de toda a panóplia que envolve a culinária;

    4- Os artefactos, utensílios e alimentos poderiam ser construídos pelos alunos através da reutilização de materiais e da reciclagem.

    Ainda poderia referir mais actividades mas não pretendo esgotar o lote de possibilidades e alternativas...

    Sérgio Sousa

    By Anonymous Anónimo, at 15/11/06 18:02  

  • Qem não gosta de participar nas tarefas culinárias?
    Julgo que são poucas as crianças, que não gostam de o fazer.
    A minha sugestão:
    Fazer um musical. Escolher uma receita, depois cada criança "veste a pele de um ingrediente", de seguida elaborar a receita.
    Com esta actividade poderemos abordar todas as àreas.

    By Anonymous Anónimo, at 15/11/06 20:55  

  • Obrigado a todos que deram as suas sugestões, sendo elas bastante interessantes, mas caso se lembrem de mais alguma, escrevam.
    Quanto à restante turma, particpipem também, exponham as vossas ideias, pois tornar-se-á uma mais valia para todos nós.

    By Anonymous Anónimo, at 15/11/06 21:18  

  • Desculpem, não me ter identificado, mas esqueci-me. de escrever.

    Juliana Santos

    By Anonymous Anónimo, at 15/11/06 21:19  

  • Estão de parabéns aqueles e aquelas que arranjaram tempo e engenho para responder à solicitação do grupo.
    As respostas são pertinentes e traduzem maturidade reflexiva e empenho em matéria pedagógica e didáctica.
    A Inês até se deu conta de uma "gralha". Como diz o ditado, "no melhor pano cai a nódoa"!
    Assim se cria a desejada rede interactiva. Assim dá gosto.
    Lamentavelmente, há colegas que ainda não se deram ao trabalho(ou já não)de colaborar (com eles mesmos, dado que estão a desenvolver novas ferramentas e competências...).

    Quanto à interdisciplinaridade, basta pensar que a criança não é seccionada. Ela é um todo harmonioso e apredente.
    Ela apre(e)nde as diferentes realidades, exprime-se e entra em comunicação com todo o seu ser, holisticamente. Logo, a melhor forma de dar resposta às suas exigências e necessidades é envolvê-la em todas as matérias de uma forma articulada disciplinarmente. Dá trabalho, mas é assim que tem que ser. Basta parar para pensar, planificar, agir e avaliar, para reequacionar novas práticas (RIAA)
    Reflectir
    Investigar
    Agir
    Avaliar

    Um abraço

    By Anonymous Anónimo, at 15/11/06 23:38  

  • O grupo de trabalho, agradece a todos os que têm participado.
    Já agora, é de referir que esta proposta de aula da " Anita e o Curso de Culinária " vai ser já
    dinamizada por duas colegas da turma, na próxima semana no seu local de estágio. Os destinatários são alunos do segundo ano de escolaridade...
    Esperemos pelos resultados e pela partilha da experiência das colegas!

    Sara Monteiro, Márcia Marques, Filipa Gonçalves, Juliana Santos e Carla Resende.

    By Anonymous Anónimo, at 16/11/06 22:13  

  • Penso que a interdisciplanaridade é, além de um método, uma excelente ferramenta pedagógica e didáctica que em muitos factores potenciará a eficácia da aprendizagem do aluno. Para além de desenvolvê-lo comos ser múltiplo em necessidades e aprendizagens, facultar-lhe-á um ambiente no qual ele se sente bem nas inúmeras escolhas. O que me parece é que, não raras vezes, esquecemo-nos que a escola é espaço de aprendizagens múltiplas, às quais a interdisciplinaridade pode responder, é claro, se a soubermos aplicar!!
    Relativamente a propostas de exploração do livro da Anita quero dizer, em primeiro lugar, que tanto como o sonho comanda a vida, também a criatividade deve guiar o professor. Passo a propor algumas: 1.elaboração de um poema a partir das profissões mencionadas na história;2.inventário de alimentos exóticos a partir dos quais os alunos , em grupo, inventem receitas, as quais têm que ser "vendidas" à turma (vencendo o grupo que melhor argumente com vantagens e desvantagens dos almentos contidos na sua receita; 3. abordar o conteúdo dos órgãos dos sentidos, remetendo-o para a área de formação cívica e sensibilizando os alunos para o facto de muitas pessoas não poderem desfrutar de todos os árgãos dos sentidos (a cegueira, a surdez - atitudes a adoptar), ENTRE MUITAS OUTRA ´que penso seja extensivo elencar!
    JOANA FIGUEIREDO

    By Anonymous Anónimo, at 17/11/06 21:59  

  • Penso que a interdisciplinaridade é uma forma de consolidação dado que nela se completa as diferentes áreas, juntando - se estas com as distintas expressões!Em relação à matéria dada numa sala de ensino Básico, o docente pode sempre programar as respectivas aulas de Estudo do Meio, Matemática e Língua Portuguesa, juntando - as às divertidas expressões como expressão plástica, expressão musical ou expressão dramática!
    Acho bastante importante falar sobre o tema da interdisciplinaridade que se encontra não só na nossa realidade como futuros docentes como também em temas de livros já publicados e lidos.
    A Interdisciplinaridade entre língua portuguesa e as expressões pode ser dada de muitas formas, tem de se ter em conta o tema a abordar, as estratégias têm de ser engraçadas, envolventes e cativantes para a própria criança gostar da aula e do que está a elaborar. As aulas de expressão podem ser trabalhadas com diferentes materiais, distintos métodos e técnicas, estando de acordo com aula que se pretende ter com as próprias crianças de modo a criar - se um bom ambiente dentro de sala de aula.

    By Anonymous Anónimo, at 22/11/06 22:14  

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