Didáctic@ da Língua em Rede - Ensino Básico 1º Ciclo

segunda-feira, novembro 13, 2006

A Fada Oriana


A Fada Oriana é um livro infantil escrito por Sophia de Mello Breyner Andresen. É um texto emblemático da literatura infanto-juvenil portuguesa, fala da construção do ser e da aquisição de valores fundamentais pelo indivíduo. A personagem principal é uma fada que vive numa floresta onde pratica o bem. Mas ao fim de muito tempo fica amiga de um peixe e abandona a floresta e vai à cidade procurar os seus amigos. É um livro cheio de dinâmica que alicia o leitor a ler sempre um pouco mais...
Parte desta obra foi abordada na sala de aula de um 4º ano (durante o estágio do ano passado). O retrato físico da fada era o que se pretendia salientar. Depois de ler parte da obra, os alunos teriam que imaginar a sua Fada Oriana. Tirei fotografias aos trabalhos dos alunos que gostaria de partilhar com vocês mas não foi possível. Foi uma das tarefas que fizeram com muito agrado e que com o qual eles revelaram a sua criatividade, usando diferentes materiais, desde lápis de cor e marcadores a massinhas e lãs, para “construírem” a sua fada.
Pessoalmente, penso que as obras de Sophia de Mello Breyner Andresen são muito enriquecedoras para as crianças do 1º ciclo. Dei o exemplo d’ “A Fada Oriana”, mas também “A Menina do Mar”, “Histórias da Terra e do Mar”, foram obras que trabalhei no meu 2º ciclo (no 5º ou no 6º ano) e que nunca esquecerei pelo facto de me deixar levar pelo imaginário, pelo desconhecido.
Fátima Patrícia Oliveira

3 Comments:

  • Fátima, obrigado pela ideia. Trata-se de um conto fascinante, muito bem estruturado e sedutor para qualquer pessoa, adulta ou não.
    Devem ler textos do género na vossa sala de aula porque um texto destes tem o poder de construir a criança de forma insubstituívelm a vários níveis: imaginário, axiológico (valores), estético, linguístico, literário, criatividade...

    Obrigado!

    By Anonymous Anónimo, at 15/11/06 23:52  

  • Patrícia, realmente é de realçar algumas obras desta maravilhosa escritora que a todos fazem sonhar e nos despertam o interesse e fascínio por ler cada vez mais…
    Também no ano passado tive a preocupação de dar relevo aos contos infantis e escolhi uma obra que considero deveras interessante e que estudei no meu 5º ano e me marcou profundamente: “O Principezinho” de Antoine Saint Exupéry.
    Este livro remete-nos para o sonho, dá-nos vontade de voar para o desconhecido e acima de tudo fazer amigos. Penso que esta escolha foi bem sucedida, pois os alunos gostaram imenso e naquela aula, tive a sensação que despertei neles o "bichinho da curiosidade" pois procurei fomentar neles o hábito de pesquisa por livros infanto-juvenis.
    Na minha opinião, sempre que possível, devemos ler livros às crianças pois é da nossa responsabilidade formar bons leitores. O professor tem o dever de contagiar os seus alunos, de os envolver no prazer e fruição pela leitura.
    Catarina Miranda

    By Anonymous Anónimo, at 16/11/06 21:20  

  • Catarina, conheço esse livro, pois também o li no meu 5º ano. Estou de acordo contigo em tudo o que disseste, principalmente sobre o facto de termos que fomentar nos alunos hábitos de boa leitura. Na minha turma deste ano de estágio, um 1º ano, há a hora do conto todas as sextas feiras. Os alunos gostam muito e mostram-se sempre muito interessados. Desta forma, penso que será possível dar a conhecer novas histórias com o intuito de educar, estimular a criatividade e a imaginação, através de várias actividades que se podem fazer, pois, a hora do conto não consiste apenas na leitura ou audição da histórias, mas também, na sua interpretação e exploração nas actividades propostas a nível das várias expressões (musical, dramática, plástica).
    Fátima Patrícia Oliveira

    By Anonymous Anónimo, at 16/11/06 22:22  

Enviar um comentário

<< Home