Importância da Leitura

1. Acredita-se que a leitura é uma aprendizagem desde os primeiros dias de vida. Ler a uma criança por ser, ainda no útero, pode ser benéfico, mesmo que a ciência não consiga provar que espécie de benefício possa ser esse. Sabemos, isso sim, que em qualquer dos casos ler é um alimento do espírito sem o qual ficamos incompletos.
2. Ler às crianças durante os seus primeiros anos de vida, ajuda-as a crescer não só intelectualmente como do ponto de vista da compreensão do mundo. A medida da imaginação de cada um na vida adulta, a meta que cada um de nós consegue atingir no exercício da mais espantosa e complexa das nossas capacidades — o ser capaz de pensar — é determinada pela forma como nos moldaram a nossa imaginação durante os primeiros anos de vida. Somos o que lemos. Quem nunca leu ou quem leu muito pouco, não conhece nem o mundo em que vive nem os mundos que podemos sonhar.
3. Quem lê, vê mais; quem lê, sonha mais; quem lê, decide melhor; quem lê, governa melhor; quem lê, escreve melhor. Poucos são os actos que valorizamos e que praticamos que não possam ser melhorados com mais leitura.
4. Recomendar a leitura de livros é tão importante e tão inútil como recomendar que se beba muita água. É bom leitor quem transformou o acto de ler numa necessidade e num instinto primários.
5. Ler é um remédio santo para a mais complexa das doenças que é a solidão. Ninguém está só, havendo um livro para ler. E se tivermos um livro para escrever, então somos muitos.
Sara Correia
3 Comments:
Concordo, inteiramente, quando afirmas que a leitura deve ser desenvolvida como uma necessidade primária – “Ler é um alimento do espírito.”
É uma tarefa difícil, porque não basta dize-lo repetidamente, é preciso ‘gritá-lo’ em práticas que incentivo.
Oferecer um livro… talvez não haja presente mais pessoal e afectivo do que oferecer um livro!
A compra de um livro para oferta é um processo que muito diz sobre uma relação. Conhecer a pessoa, compreender os seus gostos, as suas necessidades. Prever o efeito e esperar um retorno… “Quem lê, vê mais; quem lê, sonha mais; quem lê, decide melhor; quem lê, governa melhor; quem lê, escreve melhor.”
É este retorno de que falo, aproveitando as tuas palavras.
A um amigo, a um aluno, a um irmão, a uma mãe desejamos sempre o melhor! E esse sentimento passa, inevitavelmente, pelo desejo de os sentir a crescer!
O Natal está aí... Que livros vão oferecer?
Um sorriso,
Inês Martins
By
Anónimo, at 13/11/06 00:32
Pois... pois...
Que livros oferecer?!
De facto, tenho pensado nisso e vou oferecer livros aos mais pequenos, pois, embora não haja idades para ler, penso que estão numa fase em que se deve incutir neles esse bichinho (que não é de sete cabeças). Que livros me aconselham? São para os meus sobrinhos: meninos de 13, 9, 7 e 4 anos e uma menina de 11 anos.
Obrigada!
By
Anónimo, at 14/11/06 19:09
Na minha opinião a importância da leitura resume-se a isto: a leitura é e continuará a ser o grande suporte da aprendizagem escolar, desde as línguas à matemética. Ou seja, a leitura deve ser encarada como um poderoso instrumento de aprendizagem, pois dela podemos obter informação para resolver um problema específico e também, pode constituir uma das maneiras mais agradáveis de ocupação dos tempos livres.
Mas é necessário dizer que a família tem um papel muito importante, pois o caminho da leitura é grande parte da sua responsabilidade, em que deve dar o exemplo ás crianças mostrando hábitos de leitura. Em suma, os pais devem fazer desde cedo experiências de pré-leitura para desperte na criança o gosto pela leitura.
E uma experiência de pré-leitura é simplesmente o que a Inês disse: oferecer um livro no Natal...
By
Anónimo, at 15/11/06 20:30
Enviar um comentário
<< Home