Como abordar… “O Portfolio na Sala de Aula”

O portfolio na sala de aula é um instrumento de regulação e avaliação ligado às novas práticas pedagógicas, que permite desenvolver competências e autonomizar o aluno na sua relação com o saber.
A utilização deste instrumento insere-se na mudança do paradigma do Ensino para o paradigma da Aprendizagem e implica a promoção de um progressivo e cada vez mais profícuo diálogo entre professor e aluno, sendo o professor o regulador e o aluno o protagonista activo na construção da sua aprendizagem, o que conduz a uma pedagogia diferenciada.
Poderá ser um projecto a realizar em qualquer disciplina ou interdisciplinar, desde o início da escolarização, onde poderá ter um papel importantíssimo na aprendizagem, mas não deverá ser excluído em nenhum ciclo de escolaridade, nem mesmo na Universidade.
Catarina Miranda
1 Comments:
Muito bem, Catarina!
Mais uma preciosa informação sobre o Portfolio.
Como podem verificar, informação não falta; o que pode faltar é vontade e empenho na construção do vosso portfolio.
Um abraço
JMCouto
By
Anónimo, at 10/11/06 15:53
Enviar um comentário
<< Home