Didáctic@ da Língua em Rede - Ensino Básico 1º Ciclo

quarta-feira, novembro 08, 2006

Ajude os seus filhos... a ler



"Para que possa ajudar o(a) seu(ua) filho(a) a aprender a ler sem dificuldade, deixamos aqui alguns conselhos práticos.

1.Faça uma pausa na actividade quotidiana
Reserve um intervalo de tempo durante o qual sabe que não vai ser perturbado. Quinze minutos é um intervalo de tempo suficiente.

2.Torne a leitura agradável
Faça da leitura uma experiência agradável. Sente-se ao lado da criança. Não a pressione se ela mostrar alguma resistência e, se ela não estiver realmente interessada, opte por outra actividade.

3.Não faça interrupções bruscas
Se a criança ler mal uma palavra não a interrompa de imediato. Esse intervalo dar-lhe-á a hipótese de se corrigir. Se não resultar, dê-lhe exemplos de outras palavras "difíceis" com um som semelhante, para que não fique presa àquela palavra em particular e tente resolver o problema.

4.Tenha uma atitude positiva
Evite expressões como "Não" ou "Está Errado". Utilize expressões como "Agora vamos ler juntos" e aponte para as palavras à medida que, lentamente, as lê. Aumente a auto-estima da criança elogiando todos os progressos, até os aparentemente mais insignificantes.

5.Combater a ansiedade
Se os pais demonstrarem uma grande ansiedade podem levar a criança a sentir que "é tudo muito difícil". Não eleve muito a fasquia - escolha livros com textos mais simples. Debater-se com um livro cheio de palavras "difíceis" pode dar origem a uma "fobia" da leitura, uma vez que a falta de fluência na leitura faz com que a criança não perceba o que lê.

6.Idas à biblioteca
Habitue a criança a visitar e a requisitar livros nas bibliotecas públicas.

7.Prática regular
Tente criar a rotina de ler com a criança todos os dias ou, pelo menos, nos dias de escola. Não esqueça que os professores têm pouco tempo para se dedicar individualmente a cada criança.

8.Manter contacto regular com a escola e com o(a) professor(a)
Fale com o professor e mantenha-se informado sobre os progressos da criança. Se ela souber do seu interesse sentir-se-á mais motivada.

9.Falar sobre os livros
Antes de iniciar a leitura (ou no final) , fale sobre o livro que a criança vai ler. Fale das imagens e até do tipo de letra. Se o livro já for conhecido pode falar sobre a parte favorita da criança. Esta é também uma forma de ficar a saber se a criança percebeu o que leu.

10.Promover a variedade
Escolha livros de géneros diferentes para as sessões de leitura. Varie: dos livros "a sério" à banda desenhada, dos poemas aos livros informativos."

Encontrei esta sugestão num site de Educação (Educare). É útil não só para pais, como para professores, pois dá sugestões importantes do que devemos e do que não devemos fazer, para ajudar uma criança na sua leitura.

Sara Santos