Didáctic@ da Língua em Rede - Ensino Básico 1º Ciclo

quarta-feira, novembro 08, 2006

Os ovos eram azuis...



"Era uma vez uma galinha branca que punha ovos azuis...
- Ovos azuis? - reclamou a professora, indignada, interrompendo a leitura
da minha redacção, enquanto a turma se agitava em risinhos de troça e
segredinhos maliciosos.
- Ovos azuis, sim, senhora professora - respondi eu. - A minha galinha põe
ovos azuis.
- A menina está a brincar comigo? Já viu alguma galinha pôr ovos azuis?
Sente-se imediatamente e faça já outra redacção.
Voltei para o meu lugar, de cabeça erguida, enfrentando a galhofa da turma.
Não baixei os olhos. Apenas os senti escurecer, num desafio.
Durante o recreio fiquei na aula, de castigo. Mas não fiz outra redacção.
Quando, depois do "toque", a professora me chamou para que lesse em
voz alta a segunda versão, comecei:
- Era uma vez uma galinha branca que punha ovos brancos, só porque
não a deixavam pôr ovos azuis..."

Maria José Balancho e Ana Maria Ribeiro dos Santos

Enquanto pesquisava para o trabalho de Práticas de Criatividade Linguística,
encontrei este texto, que ilustra exemplarmente uma forma de se aniquilar a
capacidade criadora e que evidencia que certa professora, presa nas malhas
de um realismo redutor e anafado, possivelmente vítima da sua formação behaviourista,
formatada pela rigidez dos modelos comportamentais sociais e escolares do dia-a-dia
rotineiro, reprimiu a propensão fantastico-imaginativa da criança, bem como a sua auto-estima.

Beijos
Dalila Gomes

1 Comments:

  • Um adulto (professor/educador) não tem o direito de fazer este tipo de coisas a uma criança. Para além de a magoar, porque se a criança queria fazer assim, é porque tinha mais sentido para ela fazer dessa forma, mas também porque está a destruir a criatividade da criança. Esta fica a perceber que tem que fazer tudo, como indicam as normas vigentes (neste caso, que os ovos são brancos).
    Deixar uma criança expressar a sua criatividade, tem inúmeros benefícios, como disse a Dalila. Mas o mais importante, a meu ver, é o facto de a criança conseguir procurar naturalmente, novas soluções para novos problemas. Neste caso, a criança sabia que o ovo era branco, mas, para ela só podia ser pintado de azul, por algum motivo. Cabe ao professor tentar perceber esse motivo.

    By Anonymous Anónimo, at 8/11/06 22:43  

Enviar um comentário

<< Home