Didáctic@ da Língua em Rede - Ensino Básico 1º Ciclo

segunda-feira, novembro 06, 2006

Lema de Vida

Caros colegas, gostava de partilhar convosco este texto que penso que nos dá uma lição de vida, mostra-nos uma forma de como “viver bem a vida”. Por vezes encantamo-nos com coisas insignificantes, materiais, que apesar de nos darem certo prazer no momento, não nos trazem felicidade… Ao contrário das coisas importantes, que além de nos darem prazer de viver, trazem-nos felicidade e mantêm-se no nosso coração para sempre…

LEMA DE VIDA
Um professor diante da sua turma de filosofia, sem dizer uma palavra, pegou num frasco grande e vazio de maionese e começou a enchê-lo com bolas de golfe. De seguida, perguntou aos estudantes se o frasco estava cheio. Todos estiveram de acordo em dizer que "sim".
O professor pegou então numa caixa de fósforos e despejou-a dentro do frasco. Os fósforos preencheram os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a responder que "Sim".
Logo, o professor pegou numa caixa de areia e despejou-a dentro do frasco. Obviamente que a areia preencheu todos os espaços vazios existentes e o professor questionou novamente os alunos se o frasco estava cheio. Eles responderam-lhe com um "Sim" retumbante.
O professor, de seguida, adicionou duas chávenas de café ao conteúdo do frasco e preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes riram-se nesta ocasião.
Quando os risos terminaram, o professor comentou:
– “Quero que percebam que este frasco é a VIDA. As bolas de golfe são as coisas mais importantes, como a família, os filhos, a saúde, os amigos, as coisas que vos apaixonam. São coisas que mesmo que perdessem tudo o resto, a vossa vida ainda
estaria cheia. Os fósforos são outras coisas importantes, como o trabalho, a casa, o carro, etc. A areia é tudo o resto…as pequenas coisas. Se primeiro colocarmos a areia no frasco, não haverá espaço para os fósforos, nem para as bolas de golfe. O mesmo ocorre com a vida! Se gastarmos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos espaço para as coisas que realmente são importantes. Prestem atenção às coisas que realmente importam. Estabeleçam as vossas prioridades, e o resto… é só areia!"
Um dos estudantes levantou a mão e perguntou:
- Então e o que representa o café?
O professor sorriu e disse:
- "Ainda bem que perguntas! Isso é só para vos mostrar que por mais ocupada que a vossa vida possa parecer, há sempre lugar para tomar um café com um amigo".

Vera Rodrigues

1 Comments:

  • Concordo. Imagens e metáforas como a que a Vera apresenta ajudam-nos a tomar consciência de que, de facto, na vida, cabe tudo, desde que tal sesa importante e significativo. Todos sabemos que sempre encontramos tempo para aquilo de que (quem) mais gostamos.

    É bom que aprendamos a gerir esta realidade.

    Um abraço e obrigado pela partilha.
    JMCouto

    By Anonymous Anónimo, at 8/11/06 09:43  

Enviar um comentário

<< Home