Didáctic@ da Língua em Rede - Ensino Básico 1º Ciclo

terça-feira, novembro 07, 2006

Fernando Pessoa - 70º aniversário da sua morte



“A felicidade exige valentia. Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas, não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."

“Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples
Tem só duas datas — a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra coisa todos os dias são meus”.
Se Depois de eu Morrer por Alberto Caeiro

Caros colegas,
É bom relembrar um dos maiores poetas de Língua Portuguesa, que tanto conhecemos… A sua obra é bem conhecida por todos, pois estudamos os seus heterónimos e a “Mensagem” no 3º Ciclo.
Catarina Miranda

3 Comments:

  • Vou-vos deixar um excerto, de um poema de Alberto Caeiro, heterónimo de Fernando Pessoa:

    "A Criança Eterna acompanha-me sempre.
    A direcção do meu olhar é o seu dedo apontado.
    O meu ouvido atento alegremente a todos os sons
    São as cócegas que ele me faz, brincando, nas orelhas."

    By Anonymous Anónimo, at 7/11/06 23:04  

  • Que difícil é viver. Grande empresa. Sempre a aprender e a tentar descobrir quem somos e para onde vamos, onde está a felicidade almejada. O caminha faz-se andando, com uns pasos mais acertados, outros nem por isso. Assim se constrói a vida, num constante devir onde o(s) Outro(s)se constituem como peças-chave. Será que viver não é abrir as janelas de par-em-par e deixar a criança que somos respirar a atmosfera do ventre materno?

    Grande e profundo Fernando Pessoa.
    Vale a pena meditar nos eus poemas e sentir a vida a palpitar nas veias.
    Um abraço
    JMCouto

    By Anonymous Anónimo, at 8/11/06 09:29  

  • Fernando Pessoa é um grande poeta pelos seus belos poemas e suas constantes obras de fácil leitura, deixando bonitas mensagens de vida para quem as lê!
    Para embelezar este comentário deixo este poema escrito sobre

    "A certeza"!

    De tudo, ficaram três coisas :
    -A certeza de que estamos sempre a começar...
    -A certeza de que é preciso continuar...
    -A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar...

    Portanto devemos :

    -Fazer da interrupção, um caminho...
    -Da queda, um paço de dança...
    -Do sonho, uma ponte...
    -Da procura...um encontro...

    By Anonymous Anónimo, at 8/11/06 23:32  

Enviar um comentário

<< Home