Didáctic@ da Língua em Rede - Ensino Básico 1º Ciclo

quinta-feira, novembro 16, 2006

Dia Do Não Fumador - 17 de Novembro

Olá colegas! Como amanha é o Dia Mundial do Não Fumador, achamos importante partilhar estes poemas convosco, para pensarmos um pouco acerca deste problema mundial e para transmitirmos uma mensagem não só aos adultos mas também às crianças:

“Porque gosto da minha saúde
Sou um não-fumador
Quero que o meu coração bata
Como um despertador.


Meus dentes branquinhos estão;
Por isso digo ao fumo que não!
Meus pulmões tão limpos são,
Não os sujo com o carvão.


Longos anos quero viver,
fumador não quero ser;
Quem fuma pede a morte.
Mas eu, não! Quero ser forte!”


“No dia do não fumador
Cuida dos teus pulmões
Não fumes, por favor,
Ou ficam como carvões.

Para a tua vida durar
Com qualidade e prazer
Não penses sequer em fumar
Mesmo se alguém te oferecer.

Fumar faz mal à saúde
O cigarro parece que engana
Não fumes na tua vida
Só para julgar que tens fama”

“…Eu não gosto de tabaco
Não me obrigues a cheirá-lo,
Cuidado com o meu casaco
Não vás tu sem querer furá-lo”

A brincar se experimenta
A brincar se continua
Crescer, é parar de fumar…”

Turma do 8ºE no âmbito da disciplina de Formação Cívica -AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRANDA DO DOURO, Dezembro 2002

Achamos que é importante reflectirmos acerca deste tema e persarmos o que está ao nosso alcance fazer e agir!! Gestoras do blog

3 Comments:

  • Caras Colegas:

    Gostei muito do poema.

    No entanto, apenas posso contribuir com um mau conselho: "não olhes para o que eu faço mas sim para o que digo."
    Não fumem, pela vossa saúde!

    Um abraço!
    Noel Gonçalves

    By Anonymous Anónimo, at 17/11/06 15:01  

  • Noel penso que poderias tentar contribuir um pouco mais,por ti essencialmente...vale sempre a pena tentar :)

    By Anonymous Anónimo, at 17/11/06 22:35  

  • No estágio, no dia 17, discutiu-se, inevitavelmente, os malefícios do tabaco!
    Confesso que tudo aquilo me estava a deixar um pouco desconfortável… Sou péssima a mentir! E sabendo que não sou, de modo algum, exemplo para ninguém, senti-me muito pouco credível! Interiormente, adoptei esse lema, Noel… Nestas situações fica sempre bem! :)
    Até que, nesse mesmo dia: “Inês, tu não fumas, pois não?”. Bem, este “pois não?”, estava mesmo a pedir uma mentira…
    Que credibilidade tem um fumador perante uma criança nestas questões? :/

    Partilho com vocês a minha mentira… talvez para me redimir!

    Um (envergonhado) sorriso,
    Inês Martins

    By Anonymous Anónimo, at 18/11/06 19:29  

Enviar um comentário

<< Home