Didáctic@ da Língua em Rede - Ensino Básico 1º Ciclo

terça-feira, novembro 21, 2006

Matemática é prioridade na formação contínua dos Professores do 1ºCiclo



Nas provas de aferição do 4º ano de escolaridade, apenas 50% dos alunos obtém a classificação máxima no item números e cálculo. Com o objectivo de inverter esta situação, foi definida como prioridade, pelo Ministério da Educação, a melhoria das condições de ensino da Matemática e a valorização das competências dos professores nesta área.

Neste contexto e no intuito de contribuir para aprofundar o conhecimento matemático e didáctico dos professores do 1º ciclo, bem como para criar uma atitude positiva em relação a esta disciplina que tenha impacto no desenvolvimento de dinâmicas de trabalho que conduzam a um sucesso na aprendizagem, a Porto Editora publicou o livro “Desenvolvimento de competências matemáticas com recursos lúdicos-manipulativos”.

Este livro é um excelente instrumento de trabalho para o dia-a-dia em contexto de sala de aula e destina-se a crianças dos 6 aos 12 anos. Ele pretende dar uma perspectiva diferente do processo de ensino-aprendizagem da Matemática e apresenta uma série de recursos lúdico-manipulativos que vão de encontro à necessidade das crianças aprenderem esta disciplina através da manipulação, da acção sobre os objectos e dos jogos.

Catarina Miranda


2 Comments:

  • Olá.
    Este livro parece, sem dúvida, interessante! A matemática é das grandes dificuldades dos alunos, em qualquer grau de ensino e foi também um dia para a maior parte de nós. Inconscientemente, somos capazes de dar preferência a outras áreas (o que não devia de acontecer), porque é mais difícil de sermos criativos numa área que não nos fascina tanto. Por isso é tão bem-vindo um livro, que nos ajude a leccionar e que nos dê ideias criativas, de matemática, para aplicar na sala de aula.

    By Anonymous Anónimo, at 21/11/06 21:59  

  • Boas.
    Eu julgo que o insucesso na Matemática é o eterno problema que terá de ser encarado frontalmente para deixar de o ser.
    Tem lógica afirmar que o insucesso tem a sua génese no 1º Ciclo mas penso que não é bem assim porque as taxas de mediocridade elevam-se, sobretudo, no 3º ciclo e ensino secundário.
    O lançamento de mais um livro nunca é demais e é sempre uma mais valia à disposição.
    O eterno desafio estará em manejar a Matemática como uma ciência do agrado da maioria...

    By Anonymous Anónimo, at 22/11/06 20:29  

Enviar um comentário

<< Home