Didáctic@ da Língua em Rede - Ensino Básico 1º Ciclo

quarta-feira, novembro 22, 2006

A aprendizagem de uma criança cega


Para a criança com dificuldades visuais não existem barreiras para alcançar o que é propostos pelos educadores. A diferença é dada pelo tipo de recursos e a metodologia que é utilizada por estes. Não ter a possibilidade de ver não é um impedimento para poder estabelecer relações com as pessoas e objectos que nos rodeiam.
Não será possível para as nossas crianças cegas recolherem informação espontânea, acidental e não intencional do mundo que as rodeia. Terá que ser um adulto que deverá proporcionar informação e ajudar a recolhê-la e interpretá-la. É analítica e necessita de tempo para chegar à globalização e à generalização. Esta percepção analítica faz com que o ritmo de aprendizagem da criança cega seja mais lento. A falta de visão provoca a ausência de um modelo visual para imitar. Muitas das aprendizagens de jogos, comportamentos, técnicas para realizar trabalhos aprendem-se por imitação do contexto cultural que rodeia a criança. Ao faltar a visão esta imitação não se dá.
Gostaríamos que partilhassem algumas sugestões para conseguir um estreito vínculo com a criança cega e permitir que se desenvolva como qualquer outra criança.

Um abraço
Gestores do Blog