Didáctic@ da Língua em Rede - Ensino Básico 1º Ciclo

segunda-feira, outubro 16, 2006

Estudo sobre hábitos de leitura

«Dentro de um ano, vai saber-se o que lêem os portugueses, que livros compram e genericamente quais os seus hábitos de leitura. O Observatório das Actividades Culturais tem quase concluído um questionário a lançar em todo o território continental e que constitui uma das vertentes das políticas de dinamização da leitura consagradas, no plano criado para o efeito, pelos ministérios da Educação e da Cultura.

Segundo explicou ao JN José Soares Neves, responsável executivo pelo projecto do Observatório, o estudo irá abranger "portugueses alfabetizados com 15 anos ou mais". A amostra está ainda a ser acertada com a empresa que fará o trabalho de campo, mas como amostra de referência foi considerada a do último estudo do género - 2500 indivíduos -, feito há uma década.
Conseguir uma perspectiva evolutiva do problema é precisamente uma das prioridades. Outra é ganhar com experiências do estrangeiro e incorporar dados de estudos internacionais. José Soares Neves acrescenta haver também um módulo específico para os encarregados de educação, visando perceber como vêem os hábitos de leitura dos filhos, as actividades escolares e o funcionamento das bibliotecas. "Não é nosso propósito incidir directamente sobre a população escolar, porque para isso haverá outro estudo", salienta.


Gedeão na Internet

Para Isabel Alçada, que coordena o Plano Nacional de Leitura, o arranque do inquérito é apenas um entre vários sinais de dinamismo da iniciativa. Mostra-se "muito satisfeita" com a adesão de autarquias, salientando haver já vários protocolos de colaboração assinados "e muitos outros em estudo" - a título de exemplo, indica que anteontem esteve em Évora para mais uma assinatura.
Na próxima semana arranca um concurso dirigido ao terceiro ciclo do ensino Básico e ao Secundário, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Rómulo de Carvalho (ou António Gedeão). "O objectivo é a criação de uma página na Internet", explica.


Modelo de avaliação

As listas de livros recomendados e actividades propostas para as escolas deverão dar frutos ao longo do ano lectivo, estando já definido o modelo de avaliação. Essa missão está a cargo de uma equipa do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa (ISCTE), coordenada por António Firmino da Costa, que tem vários trabalhos sobre a leitura. O objectivo é aferir "a adesão e cumprimento dos programas, a atitude dos participantes e o impacto em relação ao desenvolvimento de competências".
O mecenato e o papel dos privados são outra área em que o grupo coordenador do plano está a investir. Isabel Alçada destaca a acção "Tudo a Ler", já lançada pela cadeia de hipermercados Continente, e acrescenta que estão a ser negociados apoios com empresas.
Desenvolvidos estão já acordos de cooperação com editores e livreiros, com associações de professores e com diversas fundações, como é o caso da Gulbenkian, Serralves ou Centro Cultural de Belém.»

Inês Cardoso - JN: 2006 - 10- 16

JMCouto

4 Comments:

  • É uma inegável verdade que quando se conhece uma realidade melhor se pode debruçar sobre a mesma.
    É também uma atitude nobre ter como fim último, colocar a população portuguesa com outros níveis de literacia, operacionalizados por novos e sistemáticos hábitos de leitura. No entanto, o Ministério da Educação está a preparar medidas coercivas na livre concorrência (logo competição) que se torna mensurável por uma menor atractividade e qualidade dos manuais escolares.
    Não quero de forma alguma estar aqui a politizar a minha opinião mas apenas atendermos aos factos. Na verdade, a notícia não nos diz quanto vai custar este estudo. Verifique-se que o Orçamento de Estado pauta-se por abruptos cortes orçamentais em todos os ministérios. Ora, fazer um estudo numa dimensão nacional implica sempre um Coordenador Geral (e, respectivos assessores) e no mínimo 12 Coordenadores aferidos por cada região plano. Ficam-me as dúvidas se não será mais uma estratégia encapotada para pagar os favores aos “rapazes”.
    Muito haveria a dizer sobre esta questão. Não querendo ser de forma alguma reduccionista,, estou certo que com uma verdadeira politica de serviço público na R.T.P. ou com uma redução do I.V.A em todos os bens culturais teríamos num curto prazo uma alteração dos hábitos de leitura e culturais dos portugueses.
    Por fim e tom de desabafo acho que já chega de estudos e investigações. Ou melhor, estes de nada servem se não forem para serem colocados em prática.

    Noel Gonçalves

    By Anonymous Anónimo, at 18/10/06 14:50  

  • Como já não sei qual é o e-mail para as publicações, visto já ter enviado 3 iguais desde 2ª feira e não ter obtido qualquer resposta ou publicação, decidi fazê-lo em forma de comentário.

    O PortoCartoon está mais internacional.
    Quatro exposições em simultâneo.

    * França
    ST JUST LE MARTEL
    25 ème Salon International
    du Dessin de Presse et d'Humour
    de 29 de Setembro até 8 de Outubro.

    *Brasil
    SÃO PAULO
    33º Salão Internacional
    de Humor de Piracicaba
    até 15 de Outubro.

    *Porto VIII PortoCartoon
    Museu Nacional da Imprensa
    até 31 de Dezembro.

    *Lisboa VII PortoCartoon
    átrio do Ministério das Finanças
    até 10 de Outubro.

    Se pretenderem consultar o site é:

    www.cartoonvirtualmuseum.org

    Dalila Gomes
    JN: 15.10.2006

    By Anonymous Anónimo, at 21/10/06 19:02  

  • Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    By Anonymous Anónimo, at 22/10/06 12:52  

  • formulate hobbies beta facilitation dictated silverman demagogue sushi personality anybody rolta
    lolikneri havaqatsu

    By Anonymous Anónimo, at 8/2/10 09:48  

Enviar um comentário

<< Home