Estrangeirismos
Caros colegas:
O processo de globalização é, nos dias de hoje, uma inefável realidade.
Face a esta inelutável realidade somos, diariamente, confrontados com a importação de novas palavras. Estes estrangeirismos, são em muitos dos casos provenientes das áreas da cibernética e informática que nos apresentam novas tecnologias e sistemas.
A minha pergunta prende-se em saber a vossa opinião se devemos ser puritanos e tentar usar ou criar palavras equivalentes na nossa língua materna ou por outrem optarmos pelos estrangeirismos, usando assim a terminologia original.
Noel Gonçalves
9/10/06 18:11
2 Comments:
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
By
CHIC-HANDSOME, at 9/10/06 20:57
Caro colega:
Foi com entusiasmo que li esta tua postagem, visto ser um tema que também me "preocupa".
Na sociedade em que vivemos, somos constantemente confrontados com todo e qualquer tipo de estrangeirismos, até mesmo na sala de aula! Face ao predomínio da língua inglesa,considerada "língua universal", é usual vermos a nossa modesta e complexa língua ser invadida diariamente e nada fazemos para o evitar.
Considero que já há uma grande passividade em relação a este tema, uma vez que são aceites todos os estrangeirismos sem qualquer tipo de contestação.
Respondendo à tua pergunta, acho que devemos, sim, ser puritanos e defender a nossa língua, que é um património cultural muito rico.
Raquel Coelho
By
Anónimo, at 17/10/06 17:05
Enviar um comentário
<< Home