Didáctic@ da Língua em Rede - Ensino Básico 1º Ciclo

quinta-feira, dezembro 07, 2006

Contratação directa de professores pelas escolas arranca já em Janeiro

A contratação directa de professores pelas escolas, para preenchimento de necessidades não permanentes, vai ser uma realidade a partir de 1 de Janeiro de 2007. O novo modelo substitui as contratações cíclicas, coordenadas pela Direcção--Geral dos Recursos Humanos da Educação (DGRHE) que, no ano lectivo passado, abrangeram cerca de 16 mil docentes.
Pelas novas regras, as escolas terão liberdade de suprir carências não abrangidas pelos concursos nacionais do Ministério da Educação, como a substituição de um professor impossibilitado de dar aulas por mais de 30 dias - devido a doença ou outros motivos - ou o recrutamento de peritos de técnicas especiais, como a dança.
Ao contrário do modelo das cíclicas, os concursos não serão organizados em função de critérios como a antiguidade na profissão, cabendo às escolas definir os requisitos mais importantes. Os vínculos também mudam: em vez do contrato administrativo de provimento, passam a ser celebrados contratos individuais a termo certo ou mesmo acordos de prestação de serviços (com recibos verdes).
Segundo a última proposta, apresentada ontem aos sindicatos pelo Ministério da Educação, as cíclicas não desaparecem por completo, mantendo-se no primeiro período de cada ano lectivo, salvo orientação em contrário da tutela.
"Para peritos e professores de técnicas especiais, a contratação pelas escolas é feita de forma imediata a partir de Setembro", e a Ministra da Educação diz-nos que: "No caso das substituições, porque nem todos os grupos são iguais, mantemos essa possibilidade das cíclicas, porque poderia tornar-se difícil para as escolas a obrigatoriedade de contratar a partir de Setembro."
Abraço Fátima Ferreira

3 Comments:

  • Fátima é sempre bom termos acesso a este tipo de informação, pois agora que estamos na recta final do nosso curso devemos andar informados sobre as mudanças que ocorrem. Obrigado.
    Beijos

    By Anonymous Anónimo, at 7/12/06 02:19  

  • Este tipo de informação parece-nos pertinente que seja publicado no blog, pois muitos continuamos a ser os que não andamos minimamente informados acerca de assuntos que, em tudo, nos dizem respeito.
    As gestoras do blog

    By Anonymous Anónimo, at 7/12/06 21:48  

  • Esperemos que estas mudanças sejam benéficas para nós enquanto futuros professores...Mas na minha opinião, esta medida também vai depender muito das "cunhas". Já aconteceu isso com o meu primo. A escola necessitava de um professor de desporto e o director colocou o filho dele sem dar conhecimento de um concurso. Foi injusto porque o meu primo tinha uma média superior.
    A vida é feita de injustiças...
    Bjs, Catarina Miranda.

    By Anonymous Anónimo, at 8/12/06 21:26  

Enviar um comentário

<< Home