Didáctic@ da Língua em Rede - Ensino Básico 1º Ciclo

quinta-feira, setembro 28, 2006

TLEBES

Publicada nova Terminologia Linguística"Diário da República"

No dia 24 de Dezembro de 2004, foi publicada a portaria1488/2004 que aprova a Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário de Portugal, disponível no endereço ele(c)tró[ô]nico do "Diário da República" . Este documento, que prevê um período experimental de três anos, vem substituir a Nomenclatura Gramatical Portuguesa, em vigor desde 1967 (Portaria 22 664/67 de 28 de Abril).
A Terminologia Linguística divide-se em quatro grandes domínios identificados com letras:

A – Língua comunidade linguística, variação e mudança
Este domínio contempla os aspectos que, de algum modo se relacionam com a política da língua e tem seis subdivisões: Comunidade linguística; Língua e falante; Variação e normalização linguística; Tipologia linguística; Contacto entre línguas e Mudança linguística.

B – Linguística descritiva
Inserem-se neste domínio os aspectos relativos à Língua Portuguesa enquanto língua específica, ou seja à sua gramática. Divide-se em sete subdomínios: Fonética e fonologia; Morfologia; Classes de palavras; Sintaxe; Semântica lexical; Semântica frásica e Pragmática e linguística textual.

C – Dicionário (lexicografia)
Faz-se nesta secção a descrição dos diversos tipos de dicionário, bem como da sua estrutura interna.

D – Grafia (Representação gráfica da linguagem oral)
Descrevem-se neste domínio os diversos sistemas de escrita e os sinais auxiliares da escrita.
Os domínios A, C e D são genéricos, enquanto o domínio B se centra nas características do português europeu. A estrutura geral do domínio B corresponde aos aspectos a ter em conta na análise da língua portuguesa. Como inovação surge um subdomínio intitulado Classes de palavras, distinto da Morfologia (em que se estudam as palavras varáveis) e fazendo, de certo modo, a ponte entre este e a Sintaxe.

A Terminologia Linguística contemplada na Portaria 1488/2004 é fruto do trabalho de uma equipa de investigadores que elaborou, igualmente, uma base de dados em que se define cada um dos termos e em que se apresentam exemplos ilustrativos de cada situação.