Didáctic@ da Língua em Rede - Ensino Básico 1º Ciclo

quinta-feira, setembro 28, 2006

Preocupações do André Rodrigues

«Subscrevo todos os elogios que os meus colegas disseram sobre o blog.
Tambem aproveito para lançar uma pergunta: neste ano lectivo vai se iniciar a reforma gramatical, em que vão surgir novos termos gramaticais substituindo outros como por exemplo, os advérbios passam a ser denominados como modificadores....Gostaria de saber o que pensam sobre este assunto, se concordam com esta revisão dos termos gramaticais? e se necessitamos de mais informação sobre este assunto?»
André Rodrigues
28/9/06 11:39



A questão do André é pertinente. A TLEBES (Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário) é uma realidade. Lamentavelmente, aindadispomos de pouca informação sobre o assunto, nomeadamente uma gramática actualizada. Tudo ficará como antes. O que muda é a terminologia utilizada.
Em pesquisas efectuadas antes do Verão, informaram-me que tal gramática seria publicada em breve. Contudo, ainda não a conheço. Toda a informação disponível encontra-se apenas em suporte informático.
Sobre a TLEBS podem consultar a página da APP (Associação de porfessores de português - ver "links" neste blog).

Este poderá ser um espaço de discussão também desta matéria, se assim o entender a turma. Espero é que nela participem todos(as).
Um abraço
JMCouto

4 Comments:

  • Joana:
    Não fiquei nada com essa impressão, mas gostei, francamente, de saborear a tua ideia! Uma outra visão… Interessante!!!
    De facto, a informação ainda é vaga (como dizes), mas não compreendo porque se poderá afigurar uma "escabrosa mudança"!
    Entendo-a não como uma mudança, mas como uma actualização terminológica, com o intuito de dissolver possíveis ambiguidades gramaticais e propor soluções para novos problemas que vão surgindo, pela natural mutabilidade da Língua.
    Peço-te que me esclareças sobre este teu ponto de vista, que como sabes levo em muito boa consideração!
    Inês Martins

    By Anonymous Anónimo, at 1/10/06 18:00  

  • Eu concordo com a opinião da Joana, porque penso que está reforma não vai trazer nada de novo para os nossos alunos.....pelo contrário, o que poderá acontecer é uma tremenda confusão nas escolas, em que alguns professores aceitam e cumprem as novas terminologias e outros não.....pois pelo que pude constatar nos mais diversos meios de comunicação há muitos profesores que se oponhem e esta reforma.....
    Esta revisão faz surgir novos termos gramaticais muito complexos e assim pode dificultar o ensino da língua materna e o gosto aos alunos.
    Se calhar ela mais lógico pesquisar, debater sobre o papel da gramática? ou que metodologias devemos usar para ensinar a gramática? pois os alunos e professores possuem muitos poucos conhecimentos de grámatica da lígua Portuguesa e ela é fundamental...
    André Rodrigues

    By Anonymous Anónimo, at 1/10/06 21:01  

  • André:
    Compreendo a tua inquietação, no entanto, lamentavelmente, muitos professores opõem-se a toda e qualquer mudança, mal sentem a sua chegada... As "tremendas confusões" acontecem, porque falta serenidade na sua compreensão e implementação!
    Quanto a “uns cumprirem e outros não”... o incumprimento do estabelecido acontece em muitas situações, mesmo naquelas à muito tempo aprovadas, tomando como exemplo, a flexibilidade de currículo e desenvolvimento de competências.
    Relativamente à motivação dos alunos, este desenvolve-se pelas estratégias utilizadas e não pela simplificação dos termos utilizados.
    Explorar estratégias de abordagem da gramática seria de grande utilidade… Concordo, inteiramente! Uma boa temática para um seminário a propor à Dra. Florinda!

    By Anonymous Anónimo, at 2/10/06 01:54  

  • Eu acho que nós os três já falamos muito sobre este assunto...e quero dizer que concordo com tudo o que disseste Inês.....mas tenho a certeza que os professores, ou pelo menos a maioria, não se opõem e nem têm medo de qualquer mudança.....o que eles pedem é que as reformas não sejam feitas à pressa e muitas vezes sem o conhecimento e o contributo dos professores.....deste modo quando as reformas aparecem de repente, um pouco como magia, os professores sentem-se excluidos de todo um processo de actualizações necessárias no ensino, em que só um grupo de pessoas toma as decisões e os professores apenas têm que cumprir.......não havendo qualquer contributo destes, nem esclarecimentos......é lógico que só pode haver confusão pois se os professores acompanhassem, ajudassem na discussão desta problematica a confusão seria muito menor....
    De resto Inês, a tua opinião fez com que eu perspectivasse esta questão de um modo diferente...e aproveito para dizer que concordo com o professor Couto razão, escreves muitissimo bem...e a Joana também.
    Abraço

    By Anonymous Anónimo, at 4/10/06 00:06  

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